Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Impacto tecnológico na saúde em debate

4 de Junho 2019

O anfiteatro da Subunidade 03 do Polo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra recebe na próxima quinta-feira (06) às 14h30, a 4.ª edição do “Demonstrado Tecnológico”.

Numa iniciativa da Agência Nacional de Inovação (ANI) e da Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI) o evento irá abordar o tema “Transferência de Tecnologia em Saúde”, mostrando a importância do impacto tecnológico neste sector.

Ao potenciar novos meios de diagnóstico, novos biomarcadores e novos tratamentos, o desenvolvimento das tecnologias inovadoras na área da saúde permite contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

A AIBILI, que está a comemorar 30 anos de actividade dedicada ao desenvolvimento de tecnologias e investigação clínica, tem já alguns exemplos de sucesso nesta área como o caso do “Retmarker”, um software que permite detectar alterações na retina, nomeadamente em estados pouco avançados de retinopatia diabética, sendo actualmente uma peça fundamental no Programa de Rastreio.

O “Retmarker”, juntamente com outros 15 projectos inovadores desenvolvidos na AIBILI, estará representado neste evento.

A sessão de abertura do evento estará a cargo de José Cunha Vaz, presidente da AIBILI, António Bob Santos, vogal do Conselho de Administração da ANI e, ainda por confirmar, João Correia Neves, secretário de Estado da Economia.

Haverá ainda uma mesa redonda, com o mote “A transferência de tecnologia em saúde como processo determinante da inovação”, no qual irão participar Francisco Ambrósio, director do Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research; Francisco Batel-Marques, responsável pelo Centre for Health Technology Assessment and Drug Research da AIBILI e professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; Cecília Martinho, CEO da AIBILI; Conceição Lobo, investigadora na AIBILI e oftalmologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; José Cunha-Vaz, presidente e investigador na AIBILI e João Diogo Ramos, CEO da Retmarker, SA.

Durante o evento será ainda possível visitar os demonstradores tecnológicos da AIBILI.

O “Demonstrador Tecnológico” é uma iniciativa promovida pela ANI, no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, co-financiada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com