Coimbra  4 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Idoso levantou dinheiro para burlões

25 de Novembro 2016 Jornal Campeão: Coimbra: Idoso levantou dinheiro para burlões

Um homem, de 74 anos de idade, levantou dinheiro num “multibanco” para que um alegado primo pagasse uma conta na farmácia e quando caiu em si viu que tinha sido burlado.

A PSP de Coimbra recebeu, ontem (dia 24), uma denúncia por parte de um lesado, residente em Coimbra, por ter sido vítima de uma burla.

A vítima referiu que, cerca das 18h00, enquanto se deslocava pela avenida de Fernão de Magalhães, foi abordado por dois indivíduos que o cumprimentaram, sento que um deles se apresentou como sendo seu primo.

Conquistada a confiança da vítima, o suspeito disse-lhe que teria uma conta na farmácia e que precisava da sua ajuda para a liquidar

A vítima acedeu em ajudá-lo e deslocaram-se a uma máquina ATM, existente nas proximidades, no sentido de levantar a quantia pretendida.

Já junto da máquina, os suspeitos, distraindo o ofendido, alteraram o valor seleccionado, aumentando-o e abandonando o local assim que tiveram a quantia na sua posse.

Perante este caso, a PSP alerta que os burlões aproveitam a fragilidade das vítimas e estes casos continuam a ter um forte impacto nas pessoas com idades mais avançadas.

“Os burlões apresentam-se como familiares ou conhecidos, ganhando desta forma a confiança das vítimas”, refere a PS, recomendando o seguinte: “Nunca confiar cegamente em alguém, apenas por se apresentar de forma convincente e bem vestido; nunca se deve dar informações sobre a vizinhança, amigos ou familiares a estranhos (rotinas, morada, parentesco, profissão, bens, etc.); quando o interlocutor lhe é desconhecido, tente memorizar os seus traços físicos e indumentária; quando estiver na dúvida não hesite em contactar a força policial da área”.