Coimbra  22 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Hospital da Luz com TAC ultra-rápida de dupla energia

21 de Dezembro 2018

O Hospital da Luz Coimbra (HLC) anunciou, hoje, que prossegue o seu investimento no parque tecnológico de imagiologia com a aquisição de uma TAC ultra-rápida de dupla energia, sendo este equipamento topo de gama e o único da zona Centro.

Esta nova TAC realiza angiografias não invasivas ultra-rápidas de grande precisão, tornando assim o diagnóstico imagiológico mais preciso, com menor dose de radiação (TC de baixa dose), e podendo obter angiografias das artérias coronárias em apenas um segundo”, explica Filipe Caseiro Alves, director clínico e do Centro de Imagem Médica do HLC.

Nos últimos anos, os avanços na tecnologia das TAC têm sido enormes, com a redução das doses de radiação – que hoje pode atingir valores semelhantes a radiografias convencionais – e um aumento da velocidade de aquisição de imagens com a possibilidade de reconhecer a composição de materiais.

Este último avanço diz respeito ao equipamento recentemente adquirido pelo Hospital da Luz Coimbra, que produz em simultâneo dois níveis de radiação (expressa em kilovolts – tipicamente 80 e 120Kv).

“Como as diferentes estruturas do corpo humano reagem de forma diversa a estes dois níveis de radiação é possível diferenciá-los electronicamente. Isto permite separar o contraste administrado das restantes estruturas, ou detectar a composição de cálculos renais, factor fundamental para o tipo de tratamento a prescrever”, acrescenta o médico.

O investimento agora feito vem ao encontro da “opção estratégica do grupo Luz Saúde em dotar o Hospital da Luz Coimbra da mais moderna tecnologia de imagem médica, especialmente no que respeita a TAC e Ressonância Magnética, alargando o leque de serviços clínicos a prestar a todos aqueles que procuram esta unidade da rede Hospital da Luz, sobretudo nas áreas de cardiologia, urologia e rastreio de cancro do pulmão com TAC de baixa dose”, refere Pedro Beja Afonso, administrador do HLC.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com