Coimbra  22 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Homem detido por conduzir embriagado com uma taxa de 2,13 gr/l

4 de Janeiro 2019

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, esta manhã (pelas 06h00), na rua de Domingos Vandelli, em Coimbra, um homem que conduzia sob o efeito do álcool.

O cidadão, com 31 anos, foi interceptado pela Polícia e sujeito ao testes de alcoolemia acusou uma taxa de álcool no sangue de 2,13 gramas por litro.

O alerta da PSP para que “se beber, não conduza” continua a ser divulgado, já que o perigo que advém do facto de se conduzir embriagado é tanto para o condutor, como para os outros cidadãos.

Assim, os efeitos do álcool no sistema nervoso podem originar efeitos bastante “perniciosos que prejudicam em muito o exercício da condução”, sendo que se destacam: a audácia incontrolada; a perda de vigilância em relação ao meio envolvente; a perturbação das capacidades sensoriais, particularmente as visuais; perturbação das capacidades perceptivas; aumento do tempo de reacção; diminuição da resposta reflexa e diminuição da resistência à fadiga.

Para além disto, assegura a PSP, “qualquer condutor sob o efeito do álcool muito dificilmente tem consciência das suas limitações e assume que se encontra bem e com as suas capacidades a funcionar em pleno, no entanto, mesmo com valores pouco elevados de taxa de álcool no sangue, as capacidades necessárias para uma condução segura já se encontram diminuídas muito antes do estado de embriaguez (pré-coma) ser atingido”.

Recorde-se que, ainda durante este período de festividades, as forças de segurança contabilizaram mais mortes nas estrada portuguesas do que em anos anteriores, sendo que o álcool é uma das principais causas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com