Coimbra  22 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Hoje é Dia da Cidade e amanhã haverá procissão da Rainha Santa

4 de Julho 2018

Hoje é o feriado municipal de Coimbra, celebrando-se o Dia da Cidade e da Rainha Santa Isabel, cujas festas vão decorrer até ao próximo domingo (dia 08).

Neste 04 de Julho a manhã começa com o cortejo/desfile do centenário da Associação Cristã da Mocidade (ACM), entre a rua de Alexandre Herculano e o Parque Verde, inclui a realização, no Clube de Ténis de Coimbra do torneio ‘open sénior’ e, das 10h00 às 19h00, da Feira das Associações, na “Baixa” da cidade.

Na Igreja da Rainha Santa, a missa solene será às 11h00, com a celebração de outra às 16h30, esta da Real Ordem e com a presença dos duques de Bragança, enquanto que na Câmara Municipal de Coimbra, pelas 15h00, decorre a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade.

Em termos culturais e musicais destaca-se, pelas 18h00, o concerto da Orquestra Clássica do Centro, com João Afonso, no Convento de S. Francisco, a actuação da Orquestra de Sopros, às 21h30, na praça de 08 de Maio, e, às 22h00, Fado de Coimbra no café de Santa Cruz.

Quanto ao programa seguinte destacam-se os espectáculos dos The Gift, sexta-feira (dia 06), no Parque Verde, e de Gisela João, no sábado, no Jardim da Sereia.

Marcadas pela fé e devoção, as procissões saem à rua amanhã (quinta-feira) e no domingo (dia 08). A Procissão Penitencial vai conduzir a imagem da Rainha Santa da Igreja do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova para a Igreja de Santa Cruz, num percurso que começa depois da celebração de missa, às 18h00. Esta procissão penitencial tem como finalidade proporcionar às pessoas a oportunidade de cumprirem as suas promessas, sendo por isso marcada pela oração e penitência.

Tal como manda a tradição, quando chegar ao largo da Portagem, por volta das 22h00, haverá uma saudação e o espectáculo de fogo-de-artifício “Bouquet à Rainha Santa”, numa homenagem à padroeira da cidade. Daí, a procissão segue em direcção à Igreja de Santa Cruz, onde a imagem pode ser venerada até domingo (08 de Julho). Nesse dia, às 16h00, será celebrada missa na igreja, iniciando-de depois a Procissão Solene de regresso da imagem da Rainha Santa à Igreja do Mosteiro de Santa Clara.

Feira Popular

Até dia 15, a Praça da Canção e o Choupalinho, na margem esquerda do rio Mondego, estão animados com a Feira Popular, na que é a 17.ª edição promovida pela Junta da agora União de Freguesias de Santa Clara e de Castelo Viegas. A Feira decorre das 20h00 às 24h00, prolongando-se até às 02h00 aos fins-de-semana .

Em termos de espectáculos teremos, hoje, a actuação de Ruizinho de Penacova, na sexta-feira da banda Sedebandida, no sábado da banda Kremlin e no domingo de Lucy e Hélinho. Depois da noite africana (dia 12) a de 13 de Julho será dedicado aos ‘motards’, com a banda Misstake, a de 14 terá a banda Hidrogénio e para o dia 15, no encerramento, promete-se uma festa surpresa, com o dj Nuka Manuka.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com