Coimbra  26 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Gastronomia com cultura, territórios e sustentabilidade

10 de Abril 2019

Luís Lavrador, César Nogueira, Paulo Vaz, Adília Cabral e Carmen Soares

 

O 3.º Encontro de Estudos Superiores em Gastronomia, dedicado ao tema “Cultura, Territórios e Sustentabilidade” irá realizar-se, em Coimbra, de 27 de Abril a 02 de Maio, numa parceria entre três entidades de ensino da cidade.

A comissão organizadora envolve a Escola Superior de Educação (ESEC) do Instituto Politécnico, a Escola de Hotelaria e Turismo (EHTC) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) , na que é considerada uma “tríada única no país” e que representa “uma mudança de mentalidades e uma atitude de cooperação entre entidades formativas”, nas palavras de Paulo Vaz, director da EHTC.

César Nogueira, vice-presidente da ESEC, sublinhou que a oferta formativa da escola está apenas 10 por cento centrada nos professores, leccionando muitas outras áreas, incluindo a música, as artes visuais, a ciências da comunicação, o desporto, o turismo e a gastronomia.

Carmen Soares, directora do doutoramento em patrimónios alimentares da FLUC, destacou que a Faculdade tem mestrado e doutoramento nesta área, estando em preparação a criação de um Observatório de Gastronomia.

Adília Cabral, directora da licenciatura em gastronomia da ESEC, destacou a presença de três reputados conferencistas nestes encontros, nomeadamente Alexander Scherer, do México, Carlos Martins da Costa, da Universidade de Aveiro, e Jesús Contreras, da Universidade de Barcelona (Espanha).

Para o ‘chef’ Luís Lavrador, a ligação entre o território e a gastronomia tem de existir, com os produtos endógenos, os quais “ganham mais valor pela diferença num mundo globalizado”, mas defendendo “a criação de novas receitas e propostas, esteticamente modernas, com inovação e valor para a atracção turística”.

Os encontros em Coimbra vão abordar temas como as cultura alimentares contemporâneas, a gastronomia no ensino superior, os territórios da gastronomia, novos territórios para a gastronomia e a modernidade e a alimentação saudável e sustentável.

No dia 02, na Escola de Hotelaria e Turismo destaca-se o tema “Roteiro Mulheres e Lugares”, uma visão no feminino sobre a investigação na gastronomia, a produção, a comunicação e a transformação, assim com a apresentação de um estudo sobre o papel da mulher na gastronomia.