Coimbra  24 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Funcionários dos Jardins-de-infância sensibilizados para a reabertura

30 de Maio 2020 Jornal Campeão: Coimbra: Funcionários dos Jardins-de-infância sensibilizados para a reabertura

A Câmara Municipal de Coimbra realizou uma sensibilização para os assistentes operacionais com funções de acção educativa nos Jardins-de-Infância que reabrem segunda-feira, 01 de Junho.

A sessão, organizada de acordo com as normas sanitárias no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, contou com uma intervenção inicial do presidente da autarquia, Manuel Machado, que transmitiu confiança à comunidade educativa e garantiu “estado de prontidão” para ajudar no que for necessário.

A Câmara de Coimbra refere que “está a preparar com a máxima segurança a reabertura dos Jardins-de-Infância da rede pública do Município que, de acordo com o Plano de Desconfinamento Municipal, e em linha com a estratégia do Governo de levantamento gradual das medidas de confinamento adoptadas no âmbito do combate à pandemia da doença covid-19, vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 01 de Junho”.

Ontem, com o objectivo de transmitir os procedimentos e recomendações das autoridades de saúde para garantir a segurança das crianças, dos próprios funcionários e da comunidade em geral, a autarquia organizou uma acção de sensibilização para os funcionários dos Jardins-de-Infância.

Depois de uma intervenção inicial do presidente do Município, Manuel Machado (https://youtu.be/IerYdWpVxtg), foram abordados vários temas relacionados com a covid-19, como a boa utilização dos equipamentos de protecção individual, os procedimentos para a detecção e consideração de casos suspeitos e os cuidados de limpeza e desinfecção de superfícies. A intervenção final coube ao vereador da Educação, Jorge Alves, que durante 20 minutos e deixou vários alertas e conselhos para a retoma da actividade.

Recorde-se que, nos últimos dias, todos os 32 estabelecimentos de educação pré-escolar foram desinfectados por uma equipa especializada da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores e, entre terça e quarta-feira, os mais de 100 funcionários municipais afectos aos estabelecimentos de ensino pré-escolar foram testados à covid-19 e à imunidade à doença, num laboratório da cidade, devidamente credenciado pela Direcção-Geral da Saúde, que foi contratado pela autarquia para prestar esse serviço.