Coimbra  19 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Francisco Andrade (PSD) anuncia que não se recandidata à Junta dos Olivais

6 de Abril 2021 Jornal Campeão: Coimbra: Francisco Andrade (PSD) anuncia que não se recandidata à Junta dos Olivais

O presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, de Coimbra, anunciou hoje que não irá recandidatar-se a um terceiro mandato nas próximas eleições autárquicas, cabendo agora ao PSD a escolha de um novo protagonista.

“Nunca saí pela janela e gosto de sair pela porta grande”, declarou Francisco Andrade, referindo que o faz por entender que “o partido tem quadros de grande valor e com vontade de irem à luta”, entendendo, também, que as próximas eleições perspectivam-se “mais fáceis” com a soma dos votos da coligação (PSD e Somos Coimbra).

Depois de 12 anos consecutivos como presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, a que se juntam mais oito destes dois mandatos, Francisco Andrade declara que “sai no fim do mandato”, quando ainda se sente “física e mentalmente capaz de poder continuar a desempenhar o cargo que ocupa, em total convicção de que é desejado e que muito poderia continuar a fazer”.

Em relação à sua decisão perante o órgão Concelhio do PSD, Francisco Andrade diz “nada pesar na consciência” ao ter tomado a decisão de não se recandidatar, dado que o partido “já tinha dado a conhecer a sua vontade de que os presidentes que tinham ganho as eleições continuassem”.

Francisco Andrade deixou entender que já tinha tomado a decisão de não se recandidatar ao revelar que tinha um livro já escrito, pronto para ser impresso, onde dedica um capítulo ao “segredo desvendado”, que acabou agora por desvendar antecipadamente nesta conferência de Imprensa na sede em Coimbra do PSD.

Até à realização das eleições autárquicas, o autarca afirma que “continuará a assumir, da mesma forma como o fez, o lugar o presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais” e “em nada será diferente do que sempre foi até hoje”. “Não facilitarei em nada quanto às minhas obrigações, nem às competências que o lugar de presidente me conferem” – vincou.

Francisco Andrade deixou, ainda, um “agradecimento muito sincero” aos “milhares de eleitores” que em ele votaram, mesmo aos que não eram do partido e o quiseram “honrar com a sua confiança”. Ficou ainda uma “alfinetada” para os que, “sendo da mesma família política se assumiram de forma coerente a ‘luta’ contra a sua candidatura”.

Na sessão estiveram presentes os elementos do PSD do Executivo da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, assim como Arnaldo Paredes, da Concelhia do partido, e o presidente deste órgão, Carlos Lopes. Este enalteceu a obra e o trabalho desenvolvido por Francisco Andrade, considerando que “serão reconhecidos por todos” e que Coimbra “lhe prestará a justa homenagem”.

Em relação à escolha do candidato à presidência desta Junta de Freguesia, a maior de Coimbra e da região Centro em número de eleitores, o líder concelhio do PSD diz que surgirá em breve, depois deste momento dedicado a agradecer tudo o que Francisco Andrade fez.