Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra formaliza entrega da gestão de espaços verdes para Associação de Valverde

4 de Abril 2021 Jornal Campeão: Coimbra formaliza entrega da gestão de espaços verdes para Associação de Valverde

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a Associação de Moradores Valverde (AMV) formalizaram, na sexta-feira, (02), um acordo de cooperação para a manutenção dos jardins públicos da Urbanização Valverde.

O acordo pretende que a Associação assegure a manutenção dos jardins de domínio público municipal da Urbanização Valverde, à semelhança de outro tipo de acordos já existentes, como por exemplo o que vigora para a Quinta de São Jerónimo, que tem apresentado resultados muito positivos.

O projecto da AMV, denominada “Valverde Emotions – Bio Rede”, passa pela dinamização da respectiva urbanização, através de uma gestão integrada dos seus valores ecológicos, e prevê a possibilidade de replicação para outras áreas municipais. Trata-se, pois, de um projecto que “apresenta objectivos ambiciosos e virtuosos que, no geral, promovem o bem-estar, a qualidade de vida e a sustentabilidade do espaço”, pode ler-se na informação municipal que sustentou a aprovação do Executivo na reunião de 25 de Janeiro deste ano.

O acordo de cooperação estipula que a AMV se compromete a assegurar a gestão das áreas do domínio público municipal da Urbanização Valverde, assegurando, nomeadamente: a manutenção dos espaços verdes e áreas envolventes; a limpeza, higiene e conservação das áreas; a vigilância das áreas, de modo a evitar a sua degradação; e a conservação dos espaços de utilização coletiva.

Por sua vez, a CM Coimbra irá comparticipar financeiramente, com 7 800 euros por ano, as despesas de gestão decorrentes das obrigações assumidas pela AMV. Esse valor, que deve ser liquidado até ao início de cada ano civil e mediante a respetiva apresentação do relatório de actividades, tem por referência os custos da prestação de serviços de manutenção dos espaços verdes em vigor para a Urbanização Valverde.