Coimbra  24 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Fim de ano com estacionamentos livres e ruas encerradas

31 de Dezembro 2018

A noite de passagem de ano em Coimbra promete, uma vez mais, trazer milhares de pessoas até ao centro da cidade e, por isso, algumas precauções estão a ser tomadas, desde logo com o encerramento de algumas ruas e com a abertura de vários parques de estacionamento.

A festa tem início pelas 19h30 com o grupo Bossa a Meias e a animação prolonga-se noite dentro, com o tradicional fogo-de-artifício sobre o rio Mondego à meia-noite. Pelos quatro palcos da “Baixa” vão passar UHF, Diogo Piçarra e Insert Coin (no largo da Portagem); Francisco Cunha e Bandit’z Live (na praça do Comércio); DJ Rui Tomé (na praça de 08 de Maio); e a Banda ICE (no Terreiro da Erva).

Para facilitar a deslocação dos cidadãos até ao centro, a Câmara Municipal decidiu manter o parque de estacionamento subterrâneo do Convento São Francisco aberto e gratuito durante toda a noite, além de também ser permitido estacionar no parque na Ínsua dos Bentos (ao fundo do Parque de Dr. Manuel Braga).

“Por forma a garantir que a festa decorre em segurança, assegurando que a população e os visitantes da cidade possam viver os festejos em conforto, para além dos habituais procedimentos levados a cabo em eventos de grande dimensão, o dispositivo logístico de meios de socorro e de segurança será reforçado”, adianta a autarquia.

Contudo, a segurança passará, também, pelo encerramento ao trânsito da ponte de Santa Clara, avenida de Emídio Navarro, rua da Sota, rua do Carmo e rua de Adelino Veiga, a partir das 21h00 de hoje. O trânsito será igualmente encerrado a partir das 17h00 no Terreiro da Erva, no entanto, o acesso pelas pontes de Rainha Santa Isabel e do Açude continuará a processar-se com normalidade.

As restrições serão levantadas a partir das 05h00 do dia 01 de Janeiro, após a limpeza das vias.

O Município pretende, com estas alterações “garantir maior e melhor acessibilidade aos espaços onde decorrem os espectáculos, proporcionando-se, ao mesmo tempo, a ponte de Santa Clara como plataforma para se poder assistir ao fogo-de-artifício sobre o rio Mondego, com maior comodidade e segurança”.

Todos os momentos desta festa de fim de ano terão entradas gratuitas, sendo este um investimento que ronda os 348 000 euros e que a autarquia “oferece à cidade”, no sentido de o tornar num “evento de referência nacional”, além de “fortalecer a projecção, o posicionamento e a notoriedade de Coimbra, estimulando também a economia local, e contribuir activamente para a revivificação do coração da cidade”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com