Coimbra  20 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra festeja Dia do Mundial do Turismo e Jornadas do Património

26 de Setembro 2019

O dia 27 de Setembro é, em todo o mundo, dedicado ao turismo e, na Europa, destinado a celebrar o património. Coimbra associa-se, por isso, amanhã (27), às celebrações destas duas datas festivas, com inúmeras actividades.

A Câmara Municipal vai assinalar estas efemérides, entre amanhã e domingo (29), com um programa de iniciativas que “celebram a descoberta da cultura, do património, da história e da identidade de Coimbra, promovendo a envolvência da comunidade local, mas também a fruição turística na cidade”.

“Turismo e emprego: um futuro melhor para todos” é o tema do Dia Mundial do Turismo em 2019 e que tem como objectivo “estimular a consciência colectiva sobre a importância e o contributo do turismo para o desenvolvimento sustentável da comunidade, com ênfase na empregabilidade e na valorização das profissões ligadas à área do turismo”. No caso das Jornadas Europeias do Património, o tema é “Artes Património Lazer” e pretende “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas”.

Assim, a intenção da autarquia conimbricense é levar os cidadãos a descobrir, de uma forma lúdica e cultural, ao longo de três dias, “diferentes facetas do nosso mais emblemático património material e imaterial, através da realização de visitas ou da abertura gratuita ao público do Museu Municipal de Coimbra, que inclui o Edifício Chiado, a Torre de Almedina e a Torre de Anto”, revela o Município.

Um dos pontos altos desta programação será a realização de uma serenata, amanhã (27), pelas 22h00, na zona envolvente à Torre de Anto, protagonizada pela Secção de Fado da Associação Académica da Universidade de Coimbra.

As propostas musicais do programa incluem, ainda, dois espectáculos de folclore, integrados no programa das “Noites de Música no Coração da Cidade”, um concerto comemorativo da inclusão do Museu Nacional de Machado de Castro na área classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, e um concerto intitulado “Música Sacra do Séc. XX/XXI – Compositores de Coimbra”.

O artesanato da freguesia de Almalaguês, designadamente a tecelagem, estará também presente nesta comemoração, através de uma mostra de teares, com cerca de 45 tecedeiras a trabalhar ao vivo na “Baixa” da cidade (nas ruas de Ferreira Borges e de Visconde da Luz).

O programa inclui, também, a valorização da gastronomia local, particularmente dos doces conventuais de Coimbra, através da realização de visitas guiadas dedicadas ao tema “Doces Sabores dos Mosteiros de Coimbra”, que pretendem destacar algumas das iguarias doces conventuais criadas em diferentes casas religiosas de Coimbra.

No mesmo sentido, a Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC), vai dinamizar um atelier de doces conventuais, no sábado (28), pelas 11h30, no Mercado Municipal de D. Pedro V.

Ainda amanhã, durante o dia, os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMUTC) também se associam às comemorações do Dia Mundial do Turismo, oferecendo aos interessados a possibilidade de, gratuitamente, e em qualquer horário e paragem Yellow

Bus, poderem usufruir de uma viagem a bordo do ‘Circuito Coimbra Tour’.

Este percurso em autocarro panorâmico, tem a duração de uma hora e meia e tem disponível serviço de áudio-guia em seis línguas, passando pelos mais emblemáticos locais de Coimbra.

 

PROGRAMA

Dia Mundial do Turismo

Amanhã (27)

10h00 – 18h00 – Autocarro panorâmico Yellow Bus – Funtastic Coimbra (gratuito a partir de qualquer paragem)

10h00 – 19h30 – Arte e Artistas – Biblioteca Infantil/Ludoteca

11h00 – Percurso acompanhado ao Museu Municipal de Coimbra (gratuito)

11h00 – Visita guiada “José Régio Presença de Coimbra” (gratuito)

15h00 – Visita comentada à exposição “O Espaço Urbano de Coimbra” – Torre de Almedina (gratuito)

15h00 – Visita guiada “Tradições académicas e a Canção de Coimbra” – Sé Nova (gratuito)

18h00 – Hora do Conto “Com Arte e com Artistas” – Biblioteca Infantil/Ludoteca

21h30 – Noite de Folclore – Grupo Regional de Danças e Cantares do Mondego e Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila – praça 08 de Maio (gratuito)

22h00 – Serenata, pela Secção de Fado da AAC – Torre de Anto (gratuito)

 

Jornadas Europeias do Património

Sábado (28)

09h00 – 19h00 – Mostra de Teares de Almalaguês – CEARTE – ruas de Ferreira Borges e Visconde da Luz (gratuito)

09h30 – Visita guiada “Doces Sabores dos Mosteiros de Coimbra” – Escadaria da antiga igreja do Convento de São Francisco (gratuito)

10h00 – 17h30 – 16.ª Exposição de Espantalhos – Parque de Dr. Manuel Braga

11h30 -Atelier “Doces Sabores dos Mosteiros de Coimbra” – Mercado Municipal D. Pedro V

11h30 – Hora do Conto “Contos com Arte e Artistas” – Biblioteca Infantil/Ludoteca

15h00 – Visita guiada “A Arte em Coimbra – Azulejaria” – Junto à Câmara Municipal de Coimbra

21h30 – Noite de Folclore – Serenata Futrica do Grupo Etnográfico Região de Coimbra (GERC) – praça 08 de Maio

22h00 – Concerto comemorativo da inclusão do Museu Nacional de Machado de Castro na área classificada pela UNESCO – margens do rio Mondego

 

Domingo (29)

10h00 – Visita guiada “Doces Sabores dos Mosteiros de Coimbra – Largo de Sant’Ana (gratuito)

21h30 – Concerto “Música Sacra Século XX/XXI – Compositores de Coimbra”, por Manuel Faria Ensemble

 

Dias 27, 28 e 29 de Setembro:

Entrada livre no Museu Municipal de Coimbra e restantes núcleos museológicos

Núcleo da Cidade Muralhada | Torre de Almedina: 10h00-13h00 e 14h00-18h00 (encerrado no domingo, 29)

Colecção Telo de Morais | Edifício Chiado: Sexta-feira: 10h00-18h00 | sábado e domingo: 10h00-13h00 e 14h00-18h00

Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra | Torre de Anto: 10h00-13h00 e 14h00-18h00

 

Também no Museu Nacional de Machado de Castro, as visitas a exposições e concertos programados terão acesso livre.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com