Coimbra  25 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Feira Popular vai ter muita animação

26 de Junho 2018

Catarina Ferreira, Martins Oliveira, José Simão e Bertília Simão

 

A partir de sexta-feira (dia 29) e até dia 15 de Julho, a Praça da Canção e o Choupalinho, na margem esquerda do rio Mondego, vão animar-se com a Feira Popular, na que é a 17.ª edição promovida pela Junta da agora União de Freguesias de Santa Clara e de Castelo Viegas.

Esta iniciativa decorre em paralelo e até ultrapassa temporalmente as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa, com a edição deste ano a ter também entradas gratuitas, uma imposição da Câmara Municipal ao atribuir uma verba de 50 900 euros à Feira Popular.

Conforme deu conta o presidente da Junta da União de Freguesias de Santa Clara e de Castelo Viegas, José Simão, a Feira Popular vai decorrer das 20h00 às 24h00, prolongando-se até às 02h00 aos fins-de-semana e na véspera de feriado (04 de Julho, Dia da Cidade).

Acompanhado de Martins de Oliveira, presidente da associação mutualista A Previdência Portuguesa, que apoia a iniciativa, e de Bertília Simão e Catarina Ferreira, responsáveis pela organização da Feira Popular, José Simão destacou um programa com 13 noites de animação musical, privilegiando artistas de Coimbra e da região.

Por outro lado, a Feira Popular “permite às colectividades de muitas freguesias do concelho estarem presentes com vários tipos de stands, desde os de comes e bebes até à exposição de obras de arte, angariando receitas para as suas actividades”, destacou José Simão.

Nesta Feira Popular pode-se saborear a sardinha assada, o leitão, fêveras, entremeada, arroz malandro, farturas, tripas de Aveiro, doçaria conventual, com o autarca a destacar, igualmente, “a importância que tem na parte social ao conceder espaços gratuitos para tômbolas que sorteiam pequenas peças artesanais”.

Mais carrosséis

Esta edição vai contar com 10 stands de instituições, entre os quais os Paramédicos de Catástrofe Internacional, que darão também apoio ao certame, 11 tasquinhas, nove espaços de bar e farturas, uma dezena de stands de artesanato, nove carrosséis infantis, três de divertimento familiar (grande roda, carrossel 8 e aviões) e cinco radicais (carrinhos de choque, canguru, ice, high energy e maxi dance).

Uma das novidades deste ano é apossibilidade de se tirar uma fotografia, para ficar como recordação, assim como a realização de uma noite africana (dia 12), onde se poderá degustar “chaputa” no “arraial popular”.

Em termos de espectáculos teremos, amanhã, na noite de abertura, o grupo Nexfighter 09, e no sábado a banda Mercadoria. No domingo, dia 01 de Julho, a noite será de Marchas Populares, enquanto na segunda-feira (dia 02) actuará o Clube de Tempos Livres de Santa Clara com a participação de Luís Travassos.

O programa prossegue na terça-feira (dia 03) com “Os RED” e no feriado municipal (dia 04) actuará Ruizinho de Penacova. No sábado (dia 06) a animação estará a cargo da banda Sedebandida, no domingo (dia 07) da banda Kremlin e no dia 08 de Lucy e Hélinho.

Depois da noite africana (12) a de 13 de Julho será dedicado aos ‘motards’, com a banda Misstake, a de 14 terá a banda Hidrogénio e para o dia 15, no encerramento, promete-se uma festa surpresa, com o dj Nuka Manuka.

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com