Coimbra  16 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Feira de Artesanato junta 32 artesãos nos Olivais

6 de Setembro 2017

A tradicional Feira de Artesanato de Santo António dos Olivais abre, hoje, pelas 17h00, no pavilhão do Olivais Futebol Clube, em Coimbra, e decorre até domingo (dia 10).

São 32 artesãos, praticamente todos da freguesia, que participam neste certame, o qual, para além da grande diversidade de trabalhos, conta, ainda, com uma oferta gastronómica variada e um atractivo programa de animação.

Aberta ao público das 16h00 à meia-noite, a Feira de Artesanato conta com animação diária, sempre a partir das 21h00.

Nesta primeira noite actuam o Grupo de Concertinas de Coimbra e a Tuna Mista do Areeiro, enquanto, amanhã (quinta-feira), o destaque vai para o Encontro de Grupos de Dança Moderna, numa noite dirigida mais à juventude.

Sexta-feira (dia 08) realiza-se o Encontro de Coros, que conta com a participação do Coro da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e do Coro da Casa do Pessoal dos HUC.

No sábado (dia 09) realiza-se o Encontro de Etnografia da Casa do Pessoal dos HUC, que vai juntar, no pavilhão do Olivais, o Rancho da Associação Recreativa da Pocariça, o Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos HUC, o Rancho Folclórico do Cartaxo, o Rancho Folclórico de Valadares e o Foro Cultural Raices y Horizonte – Alhaurín de la Torre (Málaga).

A encerrar estão, no domingo (dia 10), Os Pauliteiros de Vila Nova de Anços, Soure.

O executivo da Junta, presidido por Manuel de Oliveira, tem apostado na descentralização do certame e, nos últimos quatro anos, tem promovido a sua realização em pavilhões de clubes da freguesia, respectivamente nos campos do Olivais e do União de Coimbra, procurando desta forma aproximar a feira das pessoas e contribuindo, também, para a promoção destas colectividades que fazem um trabalho tão importante junto das camadas mais jovens.

Depois de no ano passado se ter realizado no pavilhão do clube da Arregaça, a feira regressa agora aos Olivais e vai contar com a participação de 32 expositores, mais quatro do que no ano passado. De acordo com Moura e Távora, do executivo da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, o modelo mantém-se mas apresenta-se com a vertente de animação reforçada.

“Queremos dar a conhecer aquilo que as pessoas da freguesia sabem e conseguem fazer tão bem”, explica, acrescentando que os visitantes vão encontrar em exposição os mais diversos produtos artesanais, como bordados, trabalhos em madeira, pintura, entre muitas outras formas de arte.

A feira aposta, sobretudo, na promoção da “prata da casa”. De acordo com Moura e Távora, “99 por cento dos artesãos presentes são da freguesia”, juntando-se a estes artistas dois stands com compotas, doces e licores e três espaços dinamizados por colectividades locais, respectivamente o Olivais Futebol Clube, a Confraria do Peixe Frito e a Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). São estas entidades que vão trazer ao recinto alguns “petiscos” da gastronomia tradicional, assegurando, assim, a vertente gastronómica da mostra e diversificando a sua oferta.

Artesanato, gastronomia, doçaria e animação são, portanto, os “ingredientes” propostos para estes dias, sendo de sublinhar que, como tem sido habitual, alguns dos artesãos vão estar a trabalhar ao vivo, proporcionando assim aos visitantes a possibilidade de apreciarem a forma como cada peça ganha vida.

Com uma longa história, a Feira de Artesanato dos Olivais tem já um público fiel que aguarda por esta realização. “A população gosta do evento e o nosso objectivo é que as pessoas fiquem satisfeitas. É isso que nos anima e nos motiva a trabalhar sempre mais”, realça, deixando um convite a todos para que visitem o certame e desfrutem da sua vasta oferta.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com