Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Falta cumprir Abril nas freguesias, diz PSD

25 de Abril 2019

O autarca e líder concelhio do PSD/Coimbra, Nuno Freitas, afirmou, hoje, que, em 2018, “Abril não se cumpriu nas freguesias” do Município.

Ao intervir, na Assembleia Municipal (AM) conimbricense, durante uma sessão comemorativa do 45º. aniversário da “Revolução dos cravos”, o dirigente partidário corroborou recentes palavras do vereador social-democrata Paulo Leitão de “veemente censura à condução do processo de delegação nas juntas das freguesias”.

A título de exemplo, Paulo Leitão afirmara que “não se encontra qualquer obra executada referente aos contratos interadministrativos de delegação de competências da Câmara Municipal nas juntas”.

Num registo de desafio ao “statu quo”, Nuno Freitas preconizou que se façam obras como aquelas de que carece a Escola Secundária de José Falcão.

Neste contexto, o médico e autarca demarcou-se de “celebrações em salões” e insurgiu-se contra os auto-elogios protagonizados por políticos que pouco mais fazem do que falar para eles próprios.

“É indispensável a boa vontade política”, entendida como “capacidade de convergirmos”, opinou o orador.

Sem visar directamente Nuno Freitas, o presidente da Câmara conimbricense, Manuel Machado (PS), lamentou que, “devido a meras contingências políticas locais, ainda estejamos a marcar passo (…) no processo de descentralização” de competências da Administração Central para o Município.

“Perante o desafio colectivo, perante o olhar dos cidadãos, estou certo de que cada um de nós prescindirá do seu umbigo para servir melhor o bem comum”, afirmou o prefeito, que prometeu disponibilizar-se a fim de “nesse sentido dar todos os passos” ao seu alcance.

Segundo o autarca, que também lidera a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), é necessária “a vitalidade das novas gerações para o aperfeiçoamento do regime democrático”.

Manuel Machado, que reservou um trecho do seu discurso a alertas para o populismo, considerou que continua a fazer sentido “a celebração da instauração de uma democracia parlamentar e da fundação do Poder Local” eleito.

De resto, o líder da bancada da CDU na AM de Coimbra, Manuel Rocha, aludiu ao salão nobre dos Paços do Concelho no período anterior a 25 de Abril de 1974 para dizer tratar-se, então, do “lugar do regedor e dos comendadores que geriam as suas vidas obedecendo às ordens dos respectivos mandantes em contradição com o respeito devido aos demais”.

O autarca comunista defendeu a transmissão às novas gerações da “convicção de que os tempos do fascismo não são para repetir”.

Em representação da bancada do PS na AM conimbricense, José Dias considerou ser indispensável que os cidadãos mais jovens saibam como proteger a democracia conquistada há 45 anos.

Filomena Girão (“Somos Coimbra”) apelou a uma democracia “verdadeiramente representativa”, advertindo que ela é para concretizar em vez de ser apregoada, exortou à “fidelidade à verdade” e recomendou “humildade e seriedade” no exercício dos cargos públicos.

A líder da bancada do movimento cívico na AM de Coimbra considerou, ainda, que os autarcas democratas devem ser “tão combativos quanto conciliadores”.

Ao parafrasear o cantor Sérgio Godinho, Graça Simões, do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), advertiu “só haver liberdade a sério quando houver a paz, o pão, habitação, saúde, educação”. “Nisso ainda estamos a caminho, é certo”, opinou a autarca.

Pedro Filipe (CDS), ao preconizar educação para a cidadania, também advertiu que “a democracia, na sua forma moderna, tem-se mostrado, por vezes, incapaz de conter o mau uso do poder”.

“Abundantes exemplos mundiais demonstram que liberdade e democracia plenas não são acedidas nem pela via socialista nem por qualquer tipo de extremismo; são, portanto, os moderados não socialistas quem tem, nos tempos actuais, especiais responsabilidades como guardiães das conquistas de Abril”, concluiu o autarca centrista.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com