Coimbra  22 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Faleceu Viriato Namora

24 de Agosto 2017

Viriato Namora, antigo administrador hospitalar, faleceu, hoje, em Coimbra, aos 90 anos de idade.

O ex-gestor, que foi autarca antes de 25 de Abril de 1974, era membro do Conselho Fiscal da Fundação de Bissaya Barreto e co-fundador do Aero Clube de Coimbra.

Enquanto vereador da Câmara conimbricense, o outrora autarca foi apologista da implantação na praça da República (nunca concretizada) de um parque de estacionamento subterrâneo.

O corpo encontra-se, em câmara ardente, numa das capelas adjacentes à igreja de S. José. O cortejo fúnebre realiza-se, pelas 15h00 de sexta-feira (25), para jazigo de família (cemitério da Conchada).

Auscultado pelo “Campeão”, o historiador João Pinho definiu Viriato Namora como “uma das personalidades mais marcantes” que ele conheceu, devido ao “modo de estar (educadíssimo, afável, gentil e companheiro), capacidade de liderança e diplomacia (sem usar de patentes ou subterfúgios)” e ainda graças à leitura e interpretação dos factos e dos tempos.

Para João Pinho, tratou-se de uma “voz da consciência local e regional, que ecoava através de gerações, tendo sido respeitado e ferrenho academista, defensor do Aeroclube e do aeródromo de Antanhol / Cernache, crítico do desmantelamento da obra social de Bissaya Barreto, receoso da perda de influência de Coimbra no contexto regional e nacional”.

 

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com