Coimbra  24 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

 

Coimbra: Faleceu o médico João Serpa Oliva, director clínico do grupo Sanfil

4 de Junho 2021 Jornal Campeão: Coimbra: Faleceu o médico João Serpa Oliva, director clínico do grupo Sanfil

Faleceu esta sexta-feira, em consequência de doença prolongada, o médico João Serpa Oliva, com 72 anos, que foi Director Clínico da Casa de Saúde de Santa Filomena, anunciou o Grupo Santil Medicina,

João Serpa Oliva, sócio fundador da Si Vales – Saúde e Vida, SGPS, Lda. e membro do seu Conselho Superior, era filho de um dos sócios fundadores da Casa de Saúde de Santa Filomena e ocupou vários cargos sociais no Grupo SANFIL, tendo sido, durante um período relevante, o Director Clínico da Casa de Saúde de Santa Filomena e posteriormente Director Clínico Coordenador do Grupo.

Como profissional foi um médico de referência na área da Ortopedia, contribuindo para a promoção da cidade de Coimbra como a cidade da Saúde e do Conhecimento. Especialista em Ortopedia pela Ordem dos Médicos, Serpa Oliva foi Chefe de Serviço dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Criou a Unidade de Patologia Séptica Osteo-Articular (Ortopedia 5) dos ex-HUC, a qual dirigiu durante 25 anos, sendo igualmente responsável pela área da fixação externa do referido serviço dos HUC, além de ter integrado a Comissão de Infecção daquele estabelecimento hospitalar.

No exercício médico, Serpa Oliva realizou mais de 15 mil cirurgias (grande parte delas do foro da fixação externa e infecção) e foi galardoado com a Medalha de Ouro do Latvia Research Institut, pelo contributo na relação entre os especialistas de Ortopedia da ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou União Soviética) e de Portugal.

A nível médico foi também presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Medicina e Cirurgia do Pé e presidente da Assembleia Geral e sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Traumatologia Laboral

Deputado do CDS-PP

A nível político tornou-se uma figura pública nacional, ao ser eleito deputado do CDS-PP pelo círculo de Coimbra, tendo sido deputado na Assembleia da República durante a XI Legislatura (2009 a 2011) e a XII Legislatura (que interrompeu em 2015). No Parlamento, foi vice-presidente da Comissão de Assuntos Europeus e ainda membro da Comissão de Ética e de Saúde.

A sua actividade política passou também pela Assembleia Municipal de Coimbra, como deputado de 2001 a 2009.

Um dos seus desportos favoritos era o golfe, tendo sido presidente de Direcção do Clube Golfe da Quinta das Lagrimas

O Grupo SANFIL Medicina, em nome dos seus sócios,corpos sociais, trabalhadores e todo o corpo clínico, transmite “sinceras condolências à família do Dr. João Serpa Oliva”, mensagem a que o “Campeão” se associa.

O funeral realiza-se este sábado, pelas 11H30, na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes para o Crematório Municipal de Coimbra, em Taveiro.