Coimbra  12 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Faleceu co-autor do primeiro computador português

2 de Abril 2018

Carlos Correia, catedrático jubilado de Física, co-autor do primeiro computador português, o Ener 1 000, morreu em Coimbra, anteontem (sábado), aos 71 anos de idade.

No meio musical, Carlos Alexandre Correia era conhecido por “Bóris”, exímio guitarrista, que chegou a acompanhar o cantor José Afonso, havendo substituído outro instrumentista, Rui Pato (médico).

João Gabriel Silva, actual reitor da Universidade de Coimbra, foi outro dos co-autores do Ener 1 000, tendo-se dedicado ao projecto antes de se doutorar em Ciências de Engenharia na especialidade de Informática.

O conceituado físico, nascido em Angola, interveio, por exemplo, na criação do curso de Engenharia Biomédica.

Para o reitor da UC, o extinto foi um “extraordinário professor”, que se dedicou ao “desenvolvimento de instrumentação em Física de partículas”, havendo sido “um dos responsáveis pelo grande prestígio internacional” da instituição nessa área.

“Carlos Correia tinha uma personalidade marcada pela permanente disponibilidade, avessa a conflitos, sendo construtor de pontes e equipas, alguém com quem era sempre um prazer conversar”, declarou ao “Campeão” João Gabriel Silva.

Segundo Miguel Meira, “Bóris”, como guitarrista, posicionou-se entre o rock e a canção de intervenção, tendo feito parte de bandas como os Hi-Fi e os Álamos e colaborou para a produção de um dos discos do grupo Duarte e Ciríaco.

 

FOTO: Rui Pato

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com