Coimbra  28 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Falcões vão controlar pombos no Mercado de D. Pedro V

12 de Dezembro 2019

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) contratou a empresa TFalcon Madeira para prestação de serviços de falcoaria no Mercado Municipal de D. Pedro V, durante seis meses, às sextas-feiras e aos sábados, pelo período de quatro horas diárias.

O serviço, que se inicia amanhã (sexta-feira), das 08h00 às 12h00, tem como objectivo o controlo de pombos durante os dias de maior movimento no edifício e na área envolvente ao Mercado, a que se soma uma forte componente lúdica e didáctica permitindo a interacção dos falcões com o público.

“Uma das problemáticas com que se debatem os centros urbanos nos dias de hoje é a proliferação exponencial de algumas espécies, como os pombos, que acarretam riscos para a higiene e limpeza dos espaços públicos, e que danificam o património”, refere a Câmara.

Sendo o Mercado Municipal de D. Pedro V um espaço destinado, essencialmente, à comercialização de alimentos, a CMC refere que, “fazendo face a reivindicações dos comerciantes, contratou um serviço de falcoaria, que tem sido muito usado junto de aeroportos, cadeias hoteleiras, esplanadas e espaços públicos de interesse turístico para ajudar na mitigação destas situações”.

O serviço no Mercado Municipal inicia-se amanhã e o método consiste na libertação de aves de rapina, neste caso falcões, que afastam outras aves, como, por exemplo, pombos e gaivotas, estando os mesmos treinados para não agredir.

Esta iniciativa é também encarada pela autarquia como de componente lúdica e didáctica, pois permitirá a interacção destes animais com as pessoas, desde logo por não serem comummente vistos a sobrevoar locais públicos, contribuindo também para a dinamização do espaço às sextas-feiras e aos sábados, nos próximos seis meses.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com