Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Exposiçao de pintura na “Conde Galeria”

6 de Abril 2018

Uma exposição de pintura vai estar patente, a partir de hoje, durante três semanas, na “Conde Galeria” (praça do Comércio, Coimbra).
A mostra é da autoria de Américo António de Oliveira Gonçalves, artista plástico conimbricense, 55 anos de idade.
Foi ao admirar a obra de José Malhoa que Américo Gonçalves se sentiu impulsionado a fazer os primeiros estudos. Mas a sua pintura é influenciada por vários aguarelistas, que ele muito admira.
Américo António frequentou cursos livres de desenho, na ARCA e na Cooperativa Árvore, da qual é membro, e está habilitado com um curso de arte e design da Escola Superior de Educação de Coimbra.
É aguarelista autodidacta e nos seus trabalhos procura representar o movimento, a luz e a atmosfera, na paisagem urbana, rural ou nas marinhas, onde a presença humana tem, quase sempre, importante protagonismo.
A paleta de Gonçalves é simples e composta pelos cinzentos azulados, os ocres, os amarelos ou os castanhos. Ocasionalmente, recorre também ao carvão e ao pastel seco, desenhando sobre papel.
Para a “Conde Galeria” o pintor levou um conjunto de aguarelas, de várias épocas, representativas de parte do seu trabalho.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com