Coimbra  24 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Exposição de espantalhos anima Parque Manuel Braga

27 de Setembro 2019

A Câmara Municipal de Coimbra organiza a 16.ª edição da “Exposição de Espantalhos”, amanhã (28), entre as 10h00 e as 17h30, no Parque Manuel Braga.

As actividades são dirigidas a todas as idades, com várias surpresas preparadas, remetendo para vivências de expressão cultural popular que fazem parte da memória colectiva.

O Parque Manuel Braga acolherá cerca de meia centena de participantes, em representação de diversas instituições e associações de carácter social e cultural de Coimbra que, tendo como mote o espantalho, recorrem à imaginação para dar corpo a variados “espanta pardais”, interagindo com o público.

Participam entidades de índole, sobretudo, folclórica e etnográfica, instituições de carácter social e com valências de creche, jardim-de-infância, ATL e idosos, a Escola Superior Agrária de Coimbra e a Associação Integrar, entre outros.

Para além da presença dos variados espantalhos, haverá jogos tradicionais e a habitual animação musical, que conta com a participação do Grupo de Gaiteiros “Rainha Santa”, pelas 10h30, e pelo Grupo de Capoeira Muzenza, às 11h30.

Às 11h00, o público infantil terá a oportunidade de assistir à animação do conto “O Espantalho Enamorado”, a cargo do Jardim de Infância do Centro Social e Cultural 25 de Abril.

O Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” dará continuidade à animação, no período da tarde, com actuação marcada para as 14h30. Segue-se uma recriação de uma “malhada”, de feijão e grão à moda antiga, pelas 15h30, uma tradição do mundo rural que celebra o culminar das colheitas e do ciclo da “abundância”, associada à festa, alegria e convivialidade das gentes que cultivam a terra.

A animação musical terminará com a actuação do Grupo Tiroliro, da Aposénior, pelas 16h30.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com