Coimbra  24 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: ExpoCernache decorre de hoje até domingo

31 de Agosto 2018 Jornal Campeão: Coimbra: ExpoCernache decorre de hoje até domingo

A ExpoCernache, que decorre de hoje até domingo (02 de Setembro) junto ao Museu Moinhos das Lapas, terá a presença de 80 expositores, das áreas agrícola, comercial e industrial, assim como de duas dezenas de artesão e de oito tasquinhas das colectividades da freguesia.

A 6.ª edição da ExpoCernache é integralmente promovida pela Junta de Freguesia e sem qualquer apoio da Câmara de Coimbra, conforme foi referido na apresentação do certame.

A última ExpoCernache teve 10 000 visitante e a edição deste ano realiza-se com um orçamento de 5 000 euros e a “carolice” do executivo e funcionários da Junta de Freguesia. Lamentando a falta de apoio Municipal, António Lopes sublinha que este é “o único certame do género que se realiza no concelho”, para sustentar que “Cernache não vai desistir de fazer a sua feira”.

Esta é uma iniciativa que começou há 12 anos com a feira de gastronomia, artesanato e produtos típicos da freguesia, transformada desde há seis anos em ExpoCernache e que actualmente se realiza num espaço renovado e com todas as condições para as tasquinhas, a cargo das colectividades, onde podem ser apreciadas a chanfana e o leitão, pataniscas e sardinhas, ou arroz doce e escarpeadas.

O certame, de entrada gratuita, começa hoje (sexta-feira), às 19h00, enquanto que no sábado e domingo (01 e 02 de Setembro) funcionará a partir das 12h00 e terminando às 02h00 no dois primeiros dias e à meia-noite no último.

Sem verbas para grandes cabeças de cartaz o objectivo, segundo Marco Cruz, é o de “promover grupos da região e dar ao público uma oferta variada de animação”, que tanto tem grupos de baile como de rock, fado e música tradicional portuguesa e folclórica.

O programa de animação inclui, hoje, a actuação de “Doce Mel” (21h30) e The Grau (23h30), e, amanhã (sábado), de Joana Rangel (21h30) e de Lily & Primos (23h30). No domingo o palco será do Rancho Folclórico e Etnográfico “As Moleirinhas de Casconha”, às 18h00, das concertinas Sons de Casconha, às 20h30, e do grupo “Dança Comigo”, que proporcionará o baile a partir das 21h30.