Coimbra  20 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Ex-vereador preconiza biblioteca memorável

22 de Novembro 2018

O ex-vereador da Câmara de Coimbra António Vilhena (PS) preconizou, hoje, a construção de uma memorável biblioteca na cidade.

Em artigo de opinião, divulgado através do Diário de Coimbra, o curador da Casa da Escrita conimbricense defende a ideia associando-a à candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura / 2027.

Independentemente de outros investimentos, António Vilhena advoga que seja erguida uma biblioteca capaz de conjugar o mundo digital com o cheiro do papel dos livros e de garantir a sua preservação.

“Gostava que os futuros turistas visitassem Coimbra pela Biblioteca Joanina mas, também, pela nova”, assinala o ex-autarca, vincando que a concretização da sua proposta só está à mercê de ousadia.

Embora a Coimbra não falte passado para celebração do melhor da sua História, Vilhena alerta para “uma ladainha”, cujo teor, por vezes, parece fazer dela “um pregão, onde se anuncia a desgraça e o fim do mundo”. Segundo ele, “os optimistas da crítica fácil são os consulentes da imaginação perdulária, enfeitam-se no Carnaval com adereços de Natal”.

“Classificada pela UNESCO como Património Mundial, Coimbra precisa de esculpir um compromisso com a inovação”, conclui o ex-vereador.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com