Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Eiras está a recriar Mercado Medieval até domingo

30 de Abril 2022 Jornal Campeão: Coimbra: Eiras está a recriar Mercado Medieval até domingo

O Largo do Terreiro da Fonte em Eiras, no concelho de Coimbra, acolhe este sábado e domingo (1 de Maio) o Mercado Medieval com actividades próprias da época, animação de rua e comeres e beberes.

“O enquadramento que conseguimos dar aqui em Eiras é fantástico e não há muitos sítios em Coimbra que têm o mesmo ambiente que nós temos aqui neste largo”, refere Luís Correia, presidente da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades.

Além dos espectáculos de dança, que seão assegurados pela WolfDance, o evento conta também com espectáculos teatrais e de fogo, a cargo da Episódio Medieval, uma Associação de Recriação Histórica.

“Queremos que as pessoas ao visitarem este mercado façam uma pequena viagem no tempo. Temos um acampamento medieval militar, onde é possível evidenciar as vivências dos cavaleiros no seu dia-a-dia” – explica Nuno Marques, coordenador artístico da Associação.

O Largo de Eiras está ocupado por cerca de 30 figurantes, tendo 12 artesãos e cerca de 20 barracas, com o Mercado Medieval a ter acesso livre.

Durante os dois primeiros anos o Mercado foi realizado em Casal do Lobo e no terceiro decorreu em Santo António dos Olivais, com esta 4.ª edição a realizar-se em Eiras.

Mafalda Lopes, responsável por uma das entidades que anima a iniciativa, explica que a iniciativa esteve suspensa durante dois anos devido à pandemia de covid-19 e regressa agora “a um espaço fantástico”.