Coimbra  19 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: EDP Distribuição investiu mais de cinco milhões de euros

16 de Março 2017

A EDP Distribuição, anunciou, hoje, que investiu, em 2016, um montante que ultrapassou os 5,1 milhões de euros no concelho de Coimbra, considerando tratar-.se de “um significativo contributo no reforço da qualidade do serviço técnico prestado”.

Segundo a empresa eléctrica, a totalidade do valor investido resulta do somatório de mais de quatro milhões de euros nas redes de alta tensão, média tensão, postos de transformação, redes de baixa tensão e iluminação pública e de mais de um milhão de euros na manutenção dessas mesmas redes.

Ainda segundo a EDP Distribuição, “no âmbito do esforço que tem vindo a desenvolver no sentido da consolidação da excelência do serviço prestado”, durante o ano de 2016 foram executados 5 458 metros de rede de média tensão, construídos 16 novos postos de transformação, 23 448 metros de rede de baixa tensão e iluminação pública associada, 521 chegadas e instaladas 1 479 luminárias.

No que se refere às principais obras executadas neste período, sendo fastidiosa a discriminação exaustiva das mesmas, a EDP Distribuição identifica as de maior relevância, como a execução de novos ramais de média tensão para alimentação dos novos postos de transformação do Loreto, rua dos Combatentes (Coimbra), Vila Nova de Cernache e Rio de Galinhas. Refere-se, ainda, a remodelação dos ramais subterrâneos de média tensão entre os postos e transformação sitos na Pedrulha (Coimbra), S. Silvestre e Reveles.

Ainda de acordo com a empresa, há também a destacar as redes de baixa tensão e iluminação pública a eles associadas, assim como a ampliação da rede de iluminação pública em Casal do Lobo, avenida de Cónego Urbano Duarte, rua do Arco Pintado, Espírito Santo de Touregas e S. Martinho do Bispo.

Relativamente à iluminação pública releva-se a reformulação da rede na Estação Velha e na avenida da Guarda Inglesa, obra resultante de uma parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, a substituição de luminárias e/ou lâmpadas de vapor de mercúrio por vapor de sódio nos Olivais, rua de Macau, rua da Fonte do Castanheiro, quinta dos Sardões, rua de Nicolau Chanterene, Solum, urbanização de Montes Claros, urbanização da Quinta da Fonte, Vale das Flores, rua de Fernando Namora, lomba da Arregaça, quinta das Preguiçosas, Portela, Estrada da Beira, Alto de S. João, Lordemão e Vila Nova de Cernanche, entre muitas outras.

Entre as muitas obras executadas e elencando só algumas, a empresa destaca, ainda, o novo posto de transformação e respectivas redes de iluminação pública de Mesura, a instalação de quatro pontos telecomandados na rede de média tensão e a conclusão da instalação de contadores inteligentes e de concentradores de informação que permitem o interface com o sistema central de controlo, na União de Freguesias de Coimbra (Almedina, Santa Cruz, S. Bartolomeu e Sé Nova), na freguesia de Santo António dos Olivais e na União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas.

No que concerne à iluminação pública, encontra-se em curso a substituição de luminárias de vapor de mercúrio por LED em Torre de Bera, Monte de Bera, Monforte, Casal Novo, Portela, Cabouco, Vila Pouca de Cernanche, Vendas de Pousada, Pragueira, Sargento Mor, Gândara, Bostelim, Logo de Deus, Adões, Marmeleira do Botão, Mata de S. Pedro, Rio de Galinhas e na rua do Brasil, Estrada da Beira e avenida de Mendes Silva, estas últimas na zona urbana de Coimbra.

A EDP Distribuição concluiu que o investimento de mais de 5,1 milhões de euros, efectuado em 2016, “espelha bem o esforço permanente que tem vindo a desenvolver no sentido da consolidação do serviço de excelência que tem assegurado à população do concelho de Coimbra”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com