Coimbra  24 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Edifício Chiado acolhe exposição sobre propaganda republicana

13 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Coimbra: Edifício Chiado acolhe exposição sobre propaganda republicana

“Construir a República” é o título da nova exposição temporária que o Museu Municipal de Coimbra (MMC) vai inaugurar no próximo dia 16 de Setembro, às 15h30, no Edifício Chiado.

A mostra reúne imagética e objectos de propaganda republicana pertencentes às colecções do MMC, do Museu da República e Maçonaria -Colecção Aires Henriques, bem como documentação da Biblioteca Municipal de Coimbra.

A exposição é de entrada livre, pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e vai estar patente até ao dia 5 de Novembro.

A mostra conta com 52 peças da Colecção Aires Henriques e está organizada em 11 painéis temáticos do contexto da época, que ilustram desde o ultimato inglês à revolta de 31 de Janeiro, a propaganda republicana, o regicídio, o 5 de Outubro, o projecto republicano, os símbolos nacionais republicanos, os movimentos, greves e a contestação social em Coimbra, a greve dos estudantes de 1907, o momento em que a revolução chega à cidade e o papel das sociedades secretas, designadamente da maçonaria e carbonária.

A exposição retrata, pois, a construção do 5 de Outubro de 1910, data em que foi proclamada a República em Portugal, e a propaganda revolucionária, instigada por personalidades republicanas e maçónicas com forte intervenção na sociedade, que promoveu o sucesso da queda do regime monárquico.

Algumas das personalidades mais emblemáticas da revolução e, posteriormente, da República, como António José de Almeida, Teófilo Braga ou Bernardino Machado, passaram por Coimbra, onde parte da Academia conspirava para mudar o regime, e estão ilustradas nesta mostra.