Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra é palco da 6.ª edição do World Piano Meeting

7 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Coimbra é palco da 6.ª edição do World Piano Meeting

O VI Encontro Mundial de Piano vai realizar-se até 8 de Setembro e terá novamente como palco principal a cidade de Coimbra.

Esta sexta edição decorre em várias fases e o programa contempla uma homenagem ao compositor francês Charles-Camille Saint-Saëns, ano de centenário da sua morte, várias masterclasses internacionais e o concurso Figueira da Foz International Prize​.

O evento iniciou-se ontem, dia 6, e é organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” (A2DV).

Coimbra World Piano Meeting (CWPM) é já um evento consagrado a nível nacional e amplamente reconhecido a nível internacional. A 5.ª edição, em 2020, acolheu em Coimbra mais de 100 jovens participantes e professores de grandes instituições mundiais, oriundos de 20 países.

Hoje, dia 7, pelas 18h00, realiza-se o concerto de aberturada edição 2021 – organizado à semelhança das edições anteriores em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra no Convento São Francisco -, e contará com a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo maestro Jan Wierzba. Ao piano, acompanham a Orquestra, o conceituado e premiado pianista português Manuel Araújo, assim como, dois jovens talentos, alunos da Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” — Alexander Stretile e Catarina Madeira.

De referir que este espectáculo está integrado no Semestre Europeu – A Europa em Coimbra 2021, que este ano destaca a França.

A programação da edição 2021 do VI Encontro Mundial de Piano de Coimbracontinua na primeira semana de Setembro, estando previstas masterclasses internacionais, concertos de jovens talentos, e o concurso Figueira da Foz International Prize​, cuja final acontece a 8 de Setembro, num concerto que conta com a participação da Orquestra Filarmonia das Beiras.

A Academia Internacional de MúsicaAquiles Delle Vigne” – referenciada como uma das melhores escolas da Europa — procura a verdade da música e a integridade artística, promovendo concertos dos alunos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todas as virtudes e técnicas musicais.