Coimbra  24 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra e Narni (Itália) preparam geminação pelos Mártires de Marrocos

19 de Dezembro 2019

O Executivo da Câmara Municipal de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de amanhã (sexta-feira), uma proposta de geminação com a cidade de Narni, na Itália.

As duas cidades estão ligadas por factos históricos, nomeadamente pelos Mártires de Marrocos que são naturais de Narni e estão sepultados no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra.

Em 2020, Coimbra assinala o “Jubileu dos Mártires de Marrocos e de Santo António” pelos 800 anos do martírio dos primeiros frades franciscanos.

A evocação do martírio dos primeiros frades franciscos, que decorre entre 12 de Janeiro do próximo ano e 17 de Janeiro de 2021, integra, além de celebrações religiosas, diversas iniciativas, designadamente de caráter científico e cultural, como concertos, entre os quais “Missa de Santo António”, de António Vitorino de Almeida, que estreará, em 19 de Julho de 2020, no grande auditório do Convento São Francisco.

Para o final do mês de Fevereiro está agendada uma visita de uma delegação italiana civil e religiosa a Coimbra, devendo seguir-se, em Maio, uma visita de uma delegação portuguesa à cidade de Narni, depois de trocada correspondência entre o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e o sindaco di Narni, Francesco De Rebotti.

Narni é uma comuna italiana, com uma área de 197 quilómetros quadrados, da região da Úmbria, tendo cerca de 20 000 habitantes. De origem muito antiga, Narni está situada numa colina junto a um desfiladeiro por onde passa o Rio Nera, e onde, defende o historiador Tito Lívio, existia uma povoação ancestral.

Os Mártires de Marrocos acabam por ser um elo entre a cidade de Narni e Coimbra, sendo que esse episódio e os factos de que se revestiu, são uma evidência histórica do Mosteiro de Santa Cruz em Portugal e no mundo ocidental de então.

“A geminação com Narni consistirá em mais uma oportunidade de enriquecimento cultural e de diálogo com outra cidade”, pode ler-se no despacho da vereadora da Cultura e Turismo da Câmara de Coimbra, Carina Gomes.

A ser aprovado, o processo será remetido à próxima sessão da Assembleia Municipal, no dia 27.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com