Coimbra  20 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra é marca destacada na região Centro, segundo a Bloom Consulting

10 de Maio 2018 Jornal Campeão: Coimbra é marca destacada na região Centro, segundo a Bloom Consulting

Filipe Roquette e Carina Gomes

 

A empresa ‘Bloom Consulting’, que mede o impacto da marca de cada município em diversas áreas, considerou Coimbra como a melhor marca municipal da região Centro.

A distinção foi entregue, ontem (09), pelo director da ‘Bloom Consulting’, Filipe Roquette, à vereadora da Cultura da autarquia conimbricense, Carina Gomes.

Segundo o estudo desta empresa, intitulado “Portugal City Brand Ranking 2018”, a cidade de Coimbra “apresenta uma trajectória de fortalecimento da sua posição, desde a primeira edição em 2014” deste ranking.

O mesmo relatório adianta, ainda, que “Coimbra manteve a quinta posição [nacional], sendo uma das principais marcas municipais de Portugal”, voltando, assim, a liderar a região Centro em 2018.

O estudo mede o impacto da marca de cada município português nas áreas de turismo, investimento e exportações e talento, “através de uma metodologia exclusivamente quantitativa, que congrega dados de performance estatística, de plataformas online e de redes sociais”, esclarece a Câmara Municipal.

Destaque, ainda, para o facto de Coimbra ter registado uma “subida de 17 por cento face à edição anterior, no número total de pesquisas online por parte de turistas, investidores, empresas, estudantes, trabalhadores e cidadãos em geral”, pode ler-se no relatório do ranking.

Também, de 2013 a 2017, o Município registou um “crescimento superior a 106 por cento”, o que representa “cerca de 12,3 por cento do total de procuras pelos [cem] municípios da região Centro”.

“A juntar a estes bons indicadores estatísticos, o município de Coimbra fortalece a sua posição no Portugal City Brand Ranking, mantendo a mesma distância para a quarta posição”, acrescenta o relatório entregue à autarquia.

A ‘Bloom Consulting’ é uma consultora internacional especializada na análise e desenvolvimento de estratégias de marca e é “data partner” oficial da World Economic Forum, contribuindo para a elaboração do seu índice mundial de competitividade turística.