Coimbra  29 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Consignada requalificação do entroncamento Vale de Açor – Sobral de Ceira

13 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Coimbra: Consignada requalificação do entroncamento Vale de Açor – Sobral de Ceira

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra consignou a obra de requalificação da zona do entroncamento Vale de Açor – Sobral de Ceira, que inclui o alargamento e correção da curva existente e de parte da estrada.

A estrada Vale de Açor – Sobral de Ceira apresenta um percurso sinuoso, com curvas de traçado reduzido e pequena largura, nomeadamente junto ao entroncamento, onde se verifica a existência de uma curva e contracurva de raios muito reduzidos, adjacentes a taludes de grandes alturas e inclinação, o que a torna a zona especialmente perigosa.

Em Agosto, a autarquia adjudicou a empreitada à empresa Socitop, Unipessoal, Lda. Para esta proceder à intervenção de melhoria desse traçado, que consiste no alargamento e correção da curva existente e da estrada, que passará a ter marcação de linha branca contínua para separar as duas vias. Está ainda prevista a elaboração de uma ilha, delimitada por lancil rampa, na zona do entroncamento, bem como o melhoramento das condições do pavimento, incluindo reparações e pinturas necessárias.

A zona a tratar apresenta uma área de 2784m2, em que a estrada principal tem um desenvolvimento de 230m, sobrepondo-se parcialmente ao antigo traçado. No que diz respeito à correção da curva, no traçado em planta, essa tem um raio de 40m e passará a ter um raio de 104m, melhorando bastante a visibilidade dos veículos provenientes do entroncamento Vale de Açor – Sobral de Ceira.

O prazo de execução é de 90 dias.