Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra, Condeixa e Montemor proporcionam “Sítios Mágicos”

21 de Abril 2021 Jornal Campeão: Coimbra, Condeixa e Montemor proporcionam “Sítios Mágicos”

Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho vão receber, durante os próximos 12 meses, “Sítios Mágicos”, que arranca já no fim-de-semana de 24 e 25 com espectáculos de magia gratuitos.

O projecto “Sítios Mágicos” resulta de uma parceria estabelecida entre os três municípios, que é financiado por fundos europeus, e garante uma programação cultural em rede, itinerante e de abrangência intermunicipal, na área das artes performativas.

Com direcção artística do mágico Luís de Matos, a iniciativa vai contar com actividades totalmente gratuitas que incluem espectáculos de magia, visitas guiadas, escolas de magia e galas finais, em que terão oportunidade de se apresentarem os melhores alunos das várias turmas de magia.

O objectivo é dar a conhecer o património, dinamizar o turismo interno e as economias locais, envolvendo de forma directa as populações em experiências artísticas e culturais.

Este é mais um contributo das câmaras municipais de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho para a retoma das actividades culturais, depois de um longo período de confinamento como medida de contingência para a pandemia da covid-19.

Os “Sítios Mágicos”, assentes num princípio de responsabilidade ambiental, económica e social, pretendem promover a imagem de uma região atractiva e segura e foram desenhados com o intuito de garantir o acesso à cultura por todos os cidadãos, criando, deste modo, novos públicos e um território mais inclusivo.

A programação decorrerá em locais com forte ligação à história dos três concelhos, com todos os recintos, espaços e equipamentos culturais a respeitarem as orientações da Direcção-Geral da Saúde, bem como as regras previstas nos planos de contingência municipais.

Em Coimbra, o primeiro fim-de-semana terá lugar no Convento São Francisco; em Condeixa-a-Nova no PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó; e em Montemor-o- Velho a magia acontece no Castelo.