Coimbra  27 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra comemora 25 de Abril com acções partilhadas online

24 de Abril 2020 Jornal Campeão: Coimbra comemora 25 de Abril com acções partilhadas online

A Assembleia e a Câmara de Coimbra vão celebrar o 46.º aniversário do 25 de Abril com momentos gravados que serão partilhados nas redes sociais e no portal de notícias do Município, foi hoje anunciado.

As comemorações têm início às 10h00 de sábado com a partilha do momento do hastear das bandeiras nos Paços do Município de Coimbra, gravado em 2019, que contou com a participação da Banda Filarmónica União Taveirense, refere a Câmara.

Às 11h00 será “partilhado um vídeo institucional”, que inclui intervenções dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Manuel Machado e Luís Marinho, respectivamente, ambos eleitos pelo PS, e dos líderes das formações políticas representadas na Assembleia – coligações Mais Coimbra (PSD/CDS-PP/PPM/MPT) e CDU (PCP/PEV) e movimentos Somos Coimbra (SC) e Cidadãos por Coimbra (CpC), além do PS.

A Câmara “preparou também dois momentos culturais para celebrar o 25 de Abril, lançando o desafio a duas bandas conimbricenses para interpretarem duas músicas de intervenção, que foram gravadas ao longo desta semana no Convento São Francisco”.

Assim, os Anaquim interpretam ‘Trova do vento que passa’, letra de Manuel Alegre, música de António Portugal e que “ficou consagrada por uma primeira interpretação de Adriano Correia de Oliveira, seguindo-se muitas outras, incluindo de Amália Rodrigues”, enquanto Os Quatro e Meia interpretam ‘Venham mais cinco’ (letra e música de José Afonso), às 13h00 e às 19h00, respectivamente.

Estas iniciativas visam que “sobretudo os mais jovens aproveitem o actual contexto da pandemia da covid-19, que obriga a um maior confinamento, para ouvirem, lerem e conhecerem mais sobre os artistas, as mensagens e as músicas de intervenção contra a ditadura e que foram muito importantes na luta pela democracia”, afirma a Câmara.

“Muitas dessas músicas continuam actualmente a ter uma grande simbologia e a serem consideradas como ícones da liberdade”, conclui.

Os diferentes momentos gravados para assinalar o 46.º aniversário do 25 de Abril, estarão acessíveis na página da Câmara Municipal na Internet (www.coimbra.pt) e também serão partilhados nas redes sociais Youtube, Facebook e Instagram.