Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra com viaturas mais amigas do ambiente para a recolha de resíduos

18 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Coimbra com viaturas mais amigas do ambiente para a recolha de resíduos

A partir de hoje a cidade de Coimbra tem seis novas viaturas movidas a gás natural comprimido (GNC) para recolha de resíduos e lavagem de contentores.

Uma aposta da empresa SUMA que, segundo a autarquia conimbricense, “vai permitir uma melhoria do conforto e da qualidade de vida da população, pois estas viaturas emitem menos ruído, tanto no funcionamento como na recolha; e as emissões carbónicas para a atmosfera são bastante mais reduzidas”.

No total, são seis novas viaturas movidas a GNC que vão operar em Coimbra, de um total de 15 deste género adquiridas pela SUMA para todo o território nacional. Três são de recolha de resíduos urbanos sólidos de 15 metros cúbicos (3), uma é de recolha de resíduos urbanos sólidos de 20 metros cúbicos, uma outra de recolha de resíduos urbanos sólidos de 20 m3 equipada com grua e, por fim, uma de higienização de contentores de oito m3.

“Esta aposta vai resultar numa melhoria da qualidade do ar em Coimbra, porque as viaturas utilizam um combustível limpo que reduz a percentagem de dióxido de carbono (CO2) libertado para a atmosfera”, revela a Câmara Municipal, sublinhando que “este método de abastecimento, face à gasolina e ao gasóleo, apresenta vantagens importantes em termos ambientais, uma vez que permite produzir menos 75 por cento a 85 por cento de óxidos de azoto, gerando, simultaneamente, menos 25 por cento de CO2”, adianta o Município.

Esta frota será operada pela SUMA, empresa contratada pela autarquia desde 2018 para prestar os serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos e, desde então, a autarquia já investiu “mais de três milhões de euros que permitiram a recolha de cerca de 90 toneladas de resíduos urbanos, a que acresce o que é recolhido directamente pela autarquia e o investimento no tratamento de resíduos prestado pela ERSUC”.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, acompanhado pelo vereador do Ambiente, Carlos Cidade, e por administradores da SUMA observaram esta manhã a capacidade, as novidades e as melhorias que estas novas viaturas vão trazer à recolha de resíduos no concelho.