Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra com museus abertos até à meia-noite

16 de Maio 2024 Jornal Campeão: Coimbra com museus abertos até à meia-noite

Coimbra está preparada para celebrar o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, que terá lugar no próximo dia 18 de Maio, já este sábado. A cidade irá celebrar a data com um programa abrangente que promete envolver toda a comunidade local e visitantes.

As comemorações contarão com a abertura gratuita de todos os núcleos do Museu Municipal de Coimbra (MMC) e do Centro de Arte Contemporânea (CACC) até às 24h00, oferecendo visitas guiadas e exposições ao público. Além disso, a Câmara Municipal, enquanto parceira fundadora da Coimbra Rede de Museus, participará na iniciativa conjunta “15 minutos sobre…”, com destaque para a obra “Mulher com criança aos ombros”, de José Tagarro.

O Dia Internacional dos Museus, proposto pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, vem sendo celebrado desde 1977 como uma forma de fortalecer a relação dos museus com a sociedade. Por sua vez, a Noite Europeia dos Museus, iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, desafia os museus a organizarem actividades especiais, permitindo aos visitantes desfrutarem de experiências culturais nocturnas.

O MMC e o CACC elaboraram um programa municipal diversificado para celebrar estas efemérides, com diversas visitas às exposições disponíveis nos seus espaços. No programa do Museu Municipal de Coimbra destaca-se a visita dramatizada “O Guarda Chaves sobe à Torre de Almedina” e a visita acompanhada à exposição “O Fantasma da Liberdade – Teresa Lanceta”, integrada na Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. Ambas as actividades requerem inscrição prévia.

A tarde reserva ainda uma visita especial à exposição “Judeus de Coimbra”, que terá uma configuração diferente, percorrendo o espaço urbano outrora ocupado pelas Judiarias de Coimbra. Esta iniciativa, dirigida a grupos, requer inscrição prévia.

À noite, está prevista uma visita à exposição patente no Edifício Chiado, “Nada me seduz tanto como poder parar”, pelo colectivo PESCADA n.5, seguida de uma visita à exposição “Do lado mais visível das imagens”, pelo CACC, com curadoria de José Maçãs de Carvalho e Daniel Madeira.

No âmbito da iniciativa conjunta “15 minutos sobre…”, os diversos museus que compõem a Coimbra Rede de Museus apresentarão temas a partir de obras, objectos ou espécimes das suas colecções. A participação nestas actividades é por ordem de chegada, sem necessidade de reserva.

A Coimbra Rede de Museus é composta por uma variedade de espaços culturais, incluindo a Casa-Museu Bissaya Barreto, Casa-Museu Elysio de Moura, Museu Nacional de Machado de Castro, entre outros.