Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra com campeões nacionais no Nacional de Verão de Natação Adaptada

16 de Maio 2019

Equipa medalhada da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) 

 

Carolina Lourenço, Matilde Gaspar e Daniel Vieira sagraram-se campeões nacionais, nas respectivas categorias, no Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada, que decorreu, no passado fim-de-semana, em Oeiras.

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) foi a grande vencedora desta prova, já que os seus atletas Bárbara Gomes, Carolina Lourenço, Matilde Gaspar, Joel Pereira, José Costa e Rúben Santos conquistaram, no total, 13 medalhas.

Destaque, então, para Carolina Lourenço, que se sagrou como campeã nacional de 200 metros bruços, e para Matilde Gaspar, agora campeã nacional de Esperanças em 50 e 100 livres e 50 e 100 bruços. Deve-se, também, sublinhar os sete recordes pessoais batidos e o 4.º lugar na classificação geral obtido na vertente feminina.

Segundo a APCC, “no cômputo dos dois campeonatos nacionais de Natação Adaptada – Inverno e Verão – foram conseguidas 27 medalhas e 11 títulos e a quarta melhor equipa em femininos e a sétima em masculinos, duas classificações que confirmam uma época de grandes resultados e progressões”.

Ainda de Coimbra, destaca-se a participação de outros três clubes: a APPDA, a FBS e a CNMC, num total de 11 atletas de várias categorias.

Da Fundação Beatriz Santos (FS) também Daniel Oliveira conseguiu o título de campeão nacional nas quatro provas em que participou e ainda foi medalhado em absoluto (com prata).

A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Coimbra (APPDA) participou com três atletas, nove medalhas e cinco títulos de campeão nacional com cinco records nacionais.

Já o Centro Norton de Matos de Coimbra (CNMC) esteve representado pelo atleta internacional Diogo Luís Cancela, que em preparação para a participação nos próximos jogos Paralímpicos europeus da juventude conseguiu o 2.º lugar do pódio em absolutos nos 100B, 100M, 200E.

No Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada 2019 participaram 124 nadadores (92 masculinos e 32 femininos) em representação de 34 clubes e instituições.

A organização foi da Federação Portuguesa de Natação.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com