Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra com bandeira arco-íris hasteada pela igualdade e diversidade humana

18 de Maio 2023 Jornal Campeão: Coimbra com bandeira arco-íris hasteada pela igualdade e diversidade humana

A Câmara Municipal de Coimbra hasteou, ontem (17), a bandeira arco-íris, nos Paços do Concelho, de forma a assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia. 

“A bandeira foi hasteada como sinal de reconhecimento pela diversidade e de incondicional apoio à igualdade. É, ainda, uma forma da autarquia se associar, também, à luta diária da Comunidade LGBTQI+”, afirma o Município.

A acção foi realizada pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva. “Coimbra é um concelho de todos e para todos”, defende o autarca, desejando que todos se sintam em liberdade e sem qualquer discriminação.

Recorde-se que a Câmara Municipal hasteou, pela primeira vez, a bandeira arco-íris no ano passado, na sequência de um pedido feito pela Plataforma Anti Transfobia e Homofobia –Coimbra.

Este ano, na tarde de ontem, a plataforma voltou à rua, para reivindicar os direitos à saúde, trabalho, família, condições dignas de habitação e inclusão social para pessoas trans e não binárias em Portugal, com a 14.ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra. 

A 17 de Maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde”, deixando de ser classificada como doença mental. Daí que esta data seja assinalada amplamente um pouco por todo o mundo.