Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra com actividades para os dias do Pai, da Primavera e da Poesia

18 de Março 2021 Jornal Campeão: Coimbra com actividades para os dias do Pai, da Primavera e da Poesia

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai realizar um conjunto de iniciativas dirigidas ao público infantojuvenil para assinalar as efemérides do mês de Março, nomeadamente o Dia do Pai (19), o Dia da Primavera (20) e o Dia Mundial da Poesia (21).

As iniciativas integram a programação regular desenvolvida pela autarquia na Biblioteca Infantil/Ludoteca e Museu Municipal de Coimbra, desta vez em regime não presencial, devido à pandemia da covid-19.

A programação tem o intuito de envolver os leitores da Biblioteca Infantil e das escolas, particularmente as que estão integradas na Rede de Bibliotecas de Coimbra, assim como as suas famílias.

A Biblioteca Infantil/Ludoteca convida as crianças, no dia 19 de Março, Dia do Pai, a participarem no desafio “Retrato o meu Pai”, um estímulo à imaginação e à criatividade. Já para assinalar o Dia da Primavera, a 20 de Março, a proposta passa pelo desafio “A Primavera vista da minha janela”, apelando à sua sensibilidade e ao seu talento dos mais novos, através da apresentação de uma ilustração. O Dia Mundial da Poesia, 21 de Março, tem como repto a actividade “Escrevo um poema”, como forma de promoção da poesia e da escrita criativa.

Todos os trabalhos produzidos devem ser enviados para o email biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt ou entregues na Casa Municipal da Cultura/ Biblioteca Municipal. Os mesmos serão expostos no corredor de acesso à Biblioteca Infantil no Dia Mundial das Bibliotecas, assinalado a 01 de Julho. Para mais informações, os serviços municipais estão disponíveis através do telefone n.º 239702630 ou via e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt.

No Museu Municipal

Já o Museu Municipal de Coimbra implementa uma programação inspirada no acervo da Colecção Telo de Morais. “Entre olhares” é a actividade proposta para comemorar o Dia do Pai, e tem como base a pintura de Albert Jourdain, “Retrato de Manuel Valenças”, 1921. proposta passa por, a partir desta imagem, pai e filho(a) descobrirão os pormenores que os tornam únicos.

A partir da observação, o objectivo é construírem, também, a dois planos, as suas próprias imagens, tendo, para isso, ao seu dispor, um perfil que poderão trabalhar com os materiais que mais gostarem.

O conjunto de Aves da Vista Alegre, da Colecção Telo de Morais, é o ponto de partida para as crianças, juntamente com as suas famílias, começarem a preparar a chegada da Primavera participando na actividade “Primavera a chegar!”.

Inspirados nesta época de renovação, em que a natureza se cobre de verde e as árvores de flores, os animais começam a sair das suas tocas e ninhos, as crianças são desafiadas a fazer, também, parte desta mudança. Terão, assim, oportunidade de conhecer melhor o conjunto escultórico de aves da Vista Alegre, Coleção Telo de Morais e, a partir dele, pintar a sua própria ave, plena de cor.

Ambos os projectos requerem inscrição, que pode ser realizada através do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. Uma vez inscritos receberão nas suas casas os materiais necessários para a elaboração das actividades. Posteriormente, serão divulgados nas redes sociais do município.

Estas atividades cumprem, acima de tudo, a vontade da autarquia de manter e incentivar – circunscrito às limitações impostas pela evolução da pandemia de covid-19 – a missão da Biblioteca e Museu municipais, enquanto meios que privilegiam, além da promoção do livro, dos hábitos de leitura e da partilha da arte com o público, a realização de actividades culturais, lúdicas e pedagógicas dirigidas ao público infantojuvenil.

Trata-se de uma forma de motivar os mais pequenos a uma participação à distância, activa, que ultrapassa as fronteiras dos espaços que, ano após ano, promovem este género de actividades culturais, de forma presencial, para assinalar os três temas, celebrados em Março, que atraem o interesse dos mais novos.