Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra com 4,9 milhões de euros para projecto de turismo sustentável

22 de Maio 2024 Jornal Campeão: Coimbra com 4,9 milhões de euros para projecto de turismo sustentável

A Câmara de Coimbra vai ter um financiamento de 4,9 milhões de euros da Comissão Europeia para um projecto de turismo sustentável, numa iniciativa em que esta foi a única cidade portuguesa entre as seleccionadas.

O projeco, liderado pela Câmara de Coimbra e que conta com vários parceiros locais, propõe-se desenvolver “ferramentas de monitorização e de apoio ao desenvolvimento de práticas mais sustentáveis”, afirmou esta quarta-feira o Município.

Para além desse objectivo, o projecto vai procurar, ao mesmo tempo, dar resposta a “desafios associados à mobilidade, à criação de emprego, à qualidade do serviço prestado e à percepção dos residentes sobre o impacto do turismo”.

A candidatura de Coimbra à European Urban Initiative, programa que, suportado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional da Comissão Europeia, foi “a única portuguesa a ser seleccionada”, entre as 22 candidaturas aprovadas, realçou a autarquia.

“O projecto de Coimbra destacou-se entre as 112 candidaturas apresentadas por 12 estados-membros da União Europeia”, sublinhou a Câmara.

A candidatura liderada pelo Município foi elaborada em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, contando ainda como parceiros o Turismo de Portugal, a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes, a Present Technology e a Inova +.

“Estes parceiros vão, agora, trabalhar em conjunto na implementação das acções e das medidas propostas”, esclareceu a Câmara de Coimbra.

O presidente do Câmara, José Manuel Silva,  salientou a capacidade do Município de captar “instrumentos de financiamento directamente dirigidos pela Comissão Europeia”, reunindo vários parceiros.

O projecto “vai colocar Coimbra de uma forma inovadora no radar turístico nacional, internacional e das instituições europeias, incluindo a própria Comissão Europeia, e muito contribuirá para a afirmação criativa da marca Coimbra, concorrendo de forma sólida para o desenvolvimento turístico, económico, cultural e ambiental do concelho de Coimbra”, destacou o autarca.

Segundo a autarquia, a European Urban Initiative é uma iniciativa europeia que visa apoiar cidades na implementação de projectos inovadores para tornar as áreas urbanas mais sustentáveis, inclusivas e resilientes.