Coimbra  26 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Colégio dos Jesuítas encerra em Cernache

12 de Junho 2019

O Colégio da Imaculada Conceição (CAIC), em Cernache, Coimbra, pertencente aos jesuítas, anunciou o encerramento no próximo ano lectivo, fazendo com que 200 alunos tenham de ir para outras escolas.

O motivo invocado é de “grave situação financeira que o Colégio atravessa há três anos e que foi desencadeada, em 2016, pelo final dos Contratos de Associação com o Estado, que vigorava há 40 anos”.

“A causa principal desta insustentabilidade advém do número reduzido de alunos que frequentam o CAIC nos últimos anos, do número claramente insuficiente de inscrições para o próximo ano lectivo e das perspectivas negativas em relação à sua evolução em anos posteriores”, refere o CAIC.

O Colégio acrescenta que o encerramento imediato “permitirá garantir a todas as pessoas que compõem o pessoal docente e não docente uma indemnização pelos anos de dedicação ao serviço desta obra apostólica”, dado que “manter o CAIC em funcionamento significaria, muito provavelmente, poder via a falhar para com estas pessoas num momento particularmente exigente, dado o certo agravamento das condições financeiras actuais”.

Os cerca de 200 alunos que frequentam o Colégio no ano lectivo que agora termina deverão ser transferidos para outros estabelecimentos de ensino da região, assim como os alunos que frequentavam o curso profissional “Técnico de Restauração – variante cozinha/pastelaria e restaurante/bar” deverão, igualmente, ser transferidos para outras escolas e reintegrados em respostas educativas semelhantes.

“Neste momento de particular dor e dificuldade, o CAIC e os Jesuítas de Portugal manifestam seu mais profundo agradecimento a todos os docentes e não docentes, pais e alunos, antigos alunos e parceiros que escolheram e se dedicaram de alma e coração a este projecto educativo, em especial nos últimos anos, em que as dificuldades foram imensas e o CAIC precisou de se recriar”, referem.

O CAIC, em Cernache, surgiu por iniciativa dos jesuítas e foi inaugurado em 1955, funcionou com Contrato de Associação desde 1978 e foi responsável pela formação de mais de 10 000 alunos e durante 64 anos tentou ser “um marco de ensino de excelência e de formação humana integral na região”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com