Coimbra  23 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Colégio de Rainha Santa vai a congresso mundial

11 de Maio 2019

O Colégio de Rainha Santa, de Coimbra, será o único estabelecimento de ensino português que participará no Congresso Mundial de Escolas Católicas, que decorrerá de 05 a 08 de Junho, em Nova Iorque (EUA), e estará na Assembleia Geral das Nações Unidas.

No Congresso estará a Irmã Maria da Glória, do Colégio de Rainha Santa e que é membro do Grupo Europeu de Estudos e Investigação para Formação de Professores Cristãos e de Todas as Convicções (GERFEC), uma ONGI com sede no Conselho da Europa.

A Irmã Maria da Glória, acompanhada de uma professora do Colégio de Rainha Santa, estará no Congresso dedicado ao tema “Educatio Si’ – Educar para o Humanismo fraterno para construir a civilização do Amor”, que pretende “ser espaço de reflexão, estudo e comprometimento acerca das grandes mudanças no mundo da educação na actualidade e dos desafios que hoje são colocados aos educadores católicos”.

O Congresso vai funcionar em workshops temáticos a partir da mensagem da Laudato Si’ e dos objectivos do desenvolvimento sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas.

Decorrendo com três línguas oficiais (espanhol, inglês e francês), o Congresso pretende unir as duas grandes linhas de força na educação católica no presente: O plano das Nações Unidas Educação 2030 e o pensamento do Papa Francisco na encíclica Laudato Si’, apresentando “a contribuição das escolas católicas no mundo na educação para a solidariedade, o humanismo e a salvaguarda do bem comum”.

No Congresso são esperados 1 000 participantes de todo o mundo, em representação dos 46 milhões de estudantes das cerca de 250 000 escolas católicas espalhadas por 107 países do mundo.