Coimbra  15 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: CM atribui meio milhão para melhorar a qualidade de vida

10 de Janeiro 2019

Os vereadores Regina Bento, Carlos Cidade e Carina Gomes, com o presidente da Câmara Manuel Machado

 

A segunda edição do Orçamento Participativo (OP) de Coimbra, que este ano volta a ter duas vertentes, tem como grande novidade o orçamento, de meio milhão de euros, e o facto do seu raio de acção se alargar a todo o concelho.

O “Coimbra Participa” e o “Coimbra Jovem Participa” terão uma dotação de 250 000 cada, sendo que o tema desta segunda edição está centrado na questão: “O que podemos fazer pelo bem-estar na cidade?”.

“O objectivo desta iniciativa é reforçar a cidadania e a participação cívica, para que as pessoas se dediquem a reflectir sobre o que gostavam de ver realizado na sua cidade”, afirmou Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal, adiantando que este é um investimento público “que é necessário fazer”.

Para a vereadora Regina Bento, “a primeira edição foi quase experimental e amplamente participada, com 53 propostas e 11 000 votos”, pelo que o entusiasmo pela iniciativa se mantém, até porque, diz: “este é um instrumento para implementar acções/projectos que digam algo aos cidadãos”.

“A verba este ano é bastante superior, o que vincula o executivo a realizar os projectos”, explicando Regina Bento que as duas vertentes do Orçamento Participativo são, agora, alargadas a todo o território concelhio. Tal como na edição anterior, a iniciativa vai ser apresentada e explicada em vários locais do concelho, dando oportunidade a todos de conhecerem a fundo do que se trata.

Quanto a temas concretos, o édil conimbricense deu como exemplos projectos de âmbito ambiental, de saúde, da educação, de segurança, da qualidade de vida e do bem-estar em geral dos cidadãos em Coimbra.

A ideia é “apelar aos cidadãos, os que moram e os que trabalham ou estudam, para que reflictam sobre o que podem fazer sobre estas realidades”, sublinhou, adiantando que a Câmara está “atenta e receptiva a propostas que melhorem o índice de bem-estar na cidade”.

Manuel Machado desafiou, ainda, os protagonistas do hipercriticismo não positivo a aproveitarem esta oportunidade para darem um contributo importante para o desenvolvimento da cidade, que é “muito conhecida a nível mundial e europeu, bastante reconhecida a nível da Peníncula Ibérica e nacional, mas nem sempre é reconhecida no seu próprio território”.

Na opinião do presidente da Câmara, este Orçamento Participativo é uma forma de “preparar a cidade para uma perspectiva de longevidade”.

O “Coimbra Participa” é destinado para cidadãos com idade igual ou superior a 30 anos, já o “Coimbra Jovem Participa” está aberto a cidadãos entre os 14 e os 30 anos.

As propostas poderão ser de apenas um cidadãos ou de um grupo de pessoas, que vivam, estudem ou trabalhem no concelho de Coimbra, sendo que a data de apresentação dos projectos decorre até 15 de Fevereiro.

O número de vencedores vai depender das votações e do orçamento total de 500 000 euros.

Projectos vencedores da 1.ª edição já estão em execução

Na sessão de apresentação do OP de Coimbra, a vereadora Regina Bento aproveitou para prestar contas sobre os cinco vencedores da primeira edição – três no OP Jovem e dois no OP “Coimbra Participa”.

Assim, o projecto “Por este rio acima @ Terreiro da Erva”, com um orçamento de 33 320 euros, está em fase de contratação pública e irá ter lugar a 24 de Abril. Segue-se, ainda no âmbito do “Coimbra Participa”, a proposta “Jardim da Sereia…para brincar!”, com uma dotação de 50 000, que está em fase de execução, esperando apenas um parecer favorável da Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

No “Coimbra Jovem Participa” estão já marcados os projectos “Festival de Fado” (20 000 euros), que irá decorrer a 25 e 26 de Maio; o 1.º Festival de Humor de Coimbra (20 000 euros) está em fase de contratação pública e acontecerá a 06 e 07 de Abril e, também, em contratação pública está a proposta “Curta em Coimbra” (15 500 euros), marcada para 29 de Abril.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com