Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Circo Medieval foi recriado no Bairro Norton de Matos

29 de Julho 2019

A Fundação INATEL promoveu, ontem, no Bairro de Norton de Matos, em Coimbra, a recriação de um circo medieval, com os saltimbancos a instalaram-se na praça em frente ao Samambaia.

Muita gente esperava para ver a surpresa anunciada pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, agendada para o último dia das “Noites de Verão”, que durante todos os fins-de-semana de Julho animaram aquela zona da cidade.

Com música, dança, teatro, malabarismo, contorcionismo, equilibrismo e acrobacias, o grupo italiano Compagnia La Giostra, da Sicília, juntou-se à Vivarte para uma recriação histórica das actividades pré-circenses medievais, trepando com desenvoltura, pulando obstáculos em mortais e piruetas, socorrendo-se das técnicas do Parkour. Pelo meio, houve a encenação de rábulas e intermezzos em jeito tragi-cómico, onde não faltou a impertinência do bobo da corte.

A co-organização do evento, entre a Fundação INATEL e a Junta de Freguesia, surtiu numa “excelente parceria, com um espectáculo singular, diferente do que habitualmente se vê, encantando todas as pessoas que assistiram, de todas as idades”, afirmou o autarca Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

Para Bruno Paixão, director da Fundação INATEL, “duas nacionalidades presentes neste circo medieval, mas uma única linguagem, a cultural, mostrando que é o melhor instrumento que temos ao serviço dos povos para criar sintonia, construir pontes, procurar entendimentos, gerar tolerância”.

“A Fundação INATEL foi pioneira ao criar uma das primeiras, senão mesmo a primeira feira medieval do país, justamente em Coimbra, e volta agora a sê-lo ao levar aos cidadãos um conceito distinto, que é o movimento medieval dos saltimbancos, que iam de terra em terra, montavam arraiais e faziam as maravilhas das aldeias, com espectáculos encantadores”, concluiu Bruno Paixão.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com