Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Cinco entidades sociais promovem emprego de pessoas em risco

13 de Julho 2018

A equipa da Associação de Fernão Mendes Pinto

 

A Fundação ”la Caixa” (banco BPI) assinou um acordo com cinco entidades sociais especializadas da região de Coimbra, para promover junto de empresas a contratação de pessoas em risco de exclusão social.

As cinco entidades que farão a ligação entre os candidatos e as empresas disponíveis para empregar são a Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL), a Fundação ADFP (Miranda do Corvo), a Associação Fernão Mendes Pinto (Montemor-o-Velho), a APPACDM de Coimbra e a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.

Trata-se do desenvolvimento do Programa Incorpora que será constituído, em Portugal, por uma rede de 32 entidades sociais e que abrangerá pessoas em risco, nomeadamente jovens NEET (nem estudam nem trabalham), desempregados de longa duração maiores de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes, vítimas de violência doméstica e pessoas com deficiência ou incapacidade.

O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional colaborou na selecção das entidades envolvidas e apoiará a implementação do programa.

Cada entidade compromete-se a dispor de um técnico de acompanhamento, que se ocupa do apoio personalizado aos beneficiários, acompanhando-os antes e durante o processo de contratação, e um técnico de prospecção empresarial, que deverá identificar e visitar empresas, procurando oportunidades de trabalho para os beneficiários.

O programa Incorpora proporciona às empresas que ofereçam oportunidades de emprego um instrumento para o desenvolvimento da sua responsabilidade social, assessorando-as, ainda, na identificação de incentivos a que possam ter acesso em função do perfil dos beneficiários.

As 32 entidades seleccionadas irão actuar em quatro redes, centradas nos distritos de Lisboa (13 entidades), Porto (nove), Coimbra (cinco) e Setúbal (cinco).

Esta iniciativa permite estender a Portugal o programa Incorpora da Fundação “la Caixa”, que já empregou em Espanha mais de 170 000 pessoas em situação de vulnerabilidade social, desde 2006.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com