Coimbra  22 de Setembro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Ciência de Shakespeare em cena na Oficina Municipal de Teatro

29 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Coimbra: Ciência de Shakespeare em cena na Oficina Municipal de Teatro

Na quinta-feira, dia 31, às 18h00, a Tabacaria da Oficina Municipal do Teatro (OMT), em Coimbra, será palco do espectáculo “Bardologia”, que transforma Shakespeare numa verdadeira ciência – sem as partes aborrecidas, promete a companhia ArDemente, de Viseu.

Em “Bardologia”, o impacto de Shakespeare – as suas repercussões artísticas, históricas, políticas e sociais no mundo actual – é analisado através de uma lente afinada para os mais novos.

Nesta palestra encenada, o espectáculo criado pela companhia apresenta de forma relâmpago a vida e algumas das principais obras de Shakespeare, com humor e irreverência à mistura.

Ao longo de 50 minutos, mostram-nos que O Bardo (nome pelo qual o autor ficou conhecido) não é só poesia e palavras complicadas. O Bardo é, na sua essência, tão excitante como “um episódio de “A Guerra do Tronos” ou uma canção da Taylor Swift”, diz a trupe de Viseu.

A ArDemente é uma companhia de teatro sediada em Viseu. Na génese da sua produção teatral existe a preocupação da procura de uma estética e linguagem próprias, tentando criar recorrentemente uma ponte entre artistas locais e do resto do país. Para além da criação teatral experimentam outros tipos de objectos artísticos dentro da performance e da instalação. A descentralização da cultura acaba por ser um resultado inerente do seu trabalho promovendo assim uma oferta cultural diversificada na região onde se insere.

Esta ocupação da ArDemente, que também inclui as oficinas “Shakespeare is whaaat?”, vem no seguimento de uma preocupação do Teatrão em dar palco a projectos de companhias descentralizadas, permitindo que o público de Coimbra tenha acesso a estas criações, acesso esse que de outra forma seria mais dificultado.

Os bilhetes estão disponíveis para compra na OMT ou através da Ticketline, em bit.ly/Bardologia.

Foto: Ana Lopes