Coimbra  14 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Centro de Saúde de Souselas fechado por falta de funcionários

4 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Coimbra: Centro de Saúde de Souselas fechado por falta de funcionários

O Centro de Saúde de Souselas encontra-se encerrado devido à falta de assistentes técnicos que permitam o normal funcionamento dos serviços administrativos daquela unidade de saúde do concelho de Coimbra.

O presidente da União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão, Rui Soares, responsabiliza o “Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) por esta situação, já que não trataram de substituir os assistentes técnicos”. Considera “uma vergonha” ter o Centro de Saúde fechado “por falta de pessoal administrativo, quando há equipas médica e de enfermagem aptas a assegurarem os necessários cuidados de saúde”.

Rui Soares entende que este encerramento é ainda mais grave nesta fase em que todos estão preocupados com a covid-19 e lamenta que, depois da saída de uma das funcionárias e da situação de baixa prolongada de outra, não tenham sido acautelados os meios humanos necessários para garantir o funcionamento do posto médico. “Restaram duas técnicas, uma está em Eiras e a outra está de baixa médica, o que nos deixa sem ninguém para Souselas”, lamenta.

O presidente explica que tentou falar, sem sucesso, com a presidente da ARSC, Rosa Reis Marques, e adianta que está a articular com o Director da Unidade de Saúde Familiar Coimbra Norte, António Alegre, no sentido de encontrar uma solução, tendo mesmo “disponibilizado a colaboradora da Junta para ir provisoriamente para a secretaria do posto médico”, de forma a que este possa manter-se em funcionamento.

De momento, o Centro de Saúde está fechado, encontrando-se afixada na porta a informação de que, “perante a inexistência de assistentes técnicas estão encerrados todos os serviços administrativos desta unidade de saúde”, não havendo qualquer data prevista para a sua reabertura.

A ARSC confirmou o encerramento temporário da Extensão de Saúde de Souselas por falta de assistentes técnicos por motivos de doença. Acrescenta que “a situação deverá ser ultrapassada durante a presente semana com recurso a contratação de assistentes, processo que está a ser desenvolvido pelo ACeS BM e pela ARS Centro”.

“Entretanto, os utentes da extensão têm como alternativa assistencial o Centro de Saúde de Eiras”, refere a ARS Centro.