Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra celebra Revolução dos Cravos com diversas iniciativas

22 de Abril 2021 Jornal Campeão: Coimbra celebra Revolução dos Cravos com diversas iniciativas

 

O 47.º aniversário da revolução do 25 de Abril vai ser celebrado em Coimbra com um programa organizado pela Câmara e Assembleia Municipal (AM) que inclui momentos presenciais e outros ‘online’ partilhados nas redes sociais do município.

O programa começa já na sexta-feira (dia 23), às 17h00, na Sala Almedina do Convento de São Francisco, com a apresentação do livro “O Despertar: um século de história 1917-2017 [Pessoas, Factos e Causas]”, da autoria de João Pinho, alusivo ao centenário do mais antigo jornal da cidade, que faz parte do grupo Media Centro e que integra também o “Campeão”.

Ainda na seta-feira, mas pelas 19h00, haverá o concerto “Sons de Abril” pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e Estudantina Universitária de Coimbra, no Grande Auditório do Convento de São Francisco.

No sábado (dia 24), pelas 11h00, decorrerá a apresentação do livro “A Palavra”, da autoria de Nuno Nunes-Ferreira, na Sala Almedina do Convento de São Francisco.

No dia 25 de Abril (domingo), às 10h30, a autarquia começa as comemorações do Dia da Liberdade com a partilha do hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, gravado em 2019, com a participação da Banda Filarmónica União Taveirense.

Às 11h00 serão difundidas as intervenções dos presidentes do Executivo camarário e da Assembleia Municipal de Coimbra, os socialistas Manuel Machado e Luís Marinho, respectivamente, e dos representantes dos partidos e movimentos com assento na AM.

No mesmo dia será inaugurada a nova Pista Municipal de BMX, com uma cerimónia marcada para as 16h30, mas este equipamento desportivo já estará aberto à utilização do público nesse dia, a partir das 10h00.

A encerrar as comemorações do 25 de Abril, dia em que a ditadura fascista foi derrubada, em 1974, pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), é transmitido ‘online’, a partir das 18h00, o concerto “Sons de Abril”, interpretado pela Secção de Fado e pela Estudantina da Associação Académica de Coimbra (AAC) e gravado no dia 23 de abril de 2021.