Coimbra  10 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra celebra época festiva com pista de gelo e carrossel parisiense

1 de Dezembro 2019

O Natal chegou, esta tarde, à cidade de Coimbra, dia em que também foi apresentada toda a programação para esta época festiva e que, entre outras actividades, vai contar com uma pista de gelo natural e um carrossel parisiense.

Este é já o sétimo ano consecutivo que a Câmara Municipal de Coimbra apresenta um programa natalício e de final de ano vasto e diverso, destinado a todas as idades e a conimbricenses, mas também visitantes, entre hoje e 06 de Janeiro.

Durante mais de um mês, haverá vários espectáculos de rua, concertos, teatro, dança, cinema, feiras, mercados, conferências, oficinas, ‘workshops’ e tantas outras actividades para todos os públicos. Este ano, dois dos destaques da programação natalícia são uma pista de gelo natural e um carrossel parisiense, instalados no Terreiro da Erva, para além dos já tradicionais presépios.

O da autoria de Cabral Antunes estará em exposição, de 01 de Dezembro a 05 de Janeiro, no Mercado Municipal de D. Pedro V, e da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, que está patente, de 13 de Dezembro a 06 de Janeiro, na Casa Municipal da Protecção Civil.

Já a 42.ª edição da corrida São Silvestre de Coimbra sai, este ano, à rua no dia 14 de Dezembro, com organização da Câmara Municipal, da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e da Associação Recreativa Casaense, sendo a segunda mais antiga do país, inclui uma prova de cerca de 10 quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros, num percurso por algumas das ruas mais emblemáticas de Coimbra.

A programação de Natal pretende “reafirmar a diversidade cultural da cidade, reforçando a sua atractividade nesta época natalícia e procurando promover o comércio da ‘Baixa’ e atrair mais público a esta zona central de cidade”, revela a autarquia.

Programação teve início ao som da Phartuna e Bárbara Tinoco

Hoje acenderam-se as luzes pela cidade de Coimbra, ao som da Phartuna – Tuna de Farmácia e de Bárbara Tinoco, na praça de 08 de Maio, onde também está instalada uma estrela suspensa, com sete metros de largura, e em frente aos Paços do Município está um elemento com bancos acompanhado do “#Coimbra”.

No largo da Portagem, praça da República e ponte de Santa Clara, a iluminação é, também, de grandes dimensões, mas com o Município a voltar a “apostar em iluminação ecológica, uma vez que as luzes instaladas são LEDs de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético e ‘amigas’ do ambiente”.

Este ano, erguem-se novos sete pontos de luz, com motivos alusivos à época festiva, designadamente, na praça das Cortes, entradas da rua das Padeiras, rua das Azeiteiras e rua da Sota, na rua dos Sapateiros, em todos os corredores da avenida de Sá da Bandeira e junto à Estação Ferroviária de Coimbra-B.

Um presépio estilizado com 11 metros de altura e sete de largura marca a entrada da ponte de Santa Clara, do lado da Portagem, onde está também instalado um pórtico luminoso de “Boas Festas” com cerca de 12 metros de altura e oito de largura.

Várias árvores de Natal embelezam praças e largos da “Baixa”, com destaque para uma estrela suspensa a quatro metros de altura, e com sete metros de largura, sobre o plano de água da praça 08 de Maio. Já em frente ao edifício dos Paços do Município está um conjunto de prendas, que servem de banco quem quiser tirar fotografias alusivas à época acompanhados do “#Coimbra”, o que também pode acontecer na praça das Cortes, onde está instalado um baloiço de madeira, com cerca de três metros de altura, acompanhado também do mesmo “lettering”, e na praça do Comércio, onde será instalado nos próximos dias um banco gigante “photo point”, com mais de quatro metros de altura, onde os visitantes podem subir para fotografar.

Já na praça da República estará instalada uma árvore com cerca de 14 metros de altura.

A iluminação chega, novamente, às portas da cidade e à área urbana (Rossio de Santa Clara, Casa do Sal, Estação Velha, Lages, praceta de Mota Pinto, Vale das Flores e rotunda das Palmeiras), bem como em diversas rotundas emblemáticas de Coimbra e ao Mercado Municipal de D. Pedro V.

As luzes vão estar acesas todos os dias, a partir das 17h00 até às 00h00, à excepção dos fins-de-semana e do dia 24 de Dezembro, que ficarão ligadas até às 02h00, e da noite do Fim-de-Ano, que estarão acesas até às 06h00. A iluminação de Natal será definitivamente desligada no fim das festividades, no dia 06 de Janeiro.

A iluminação de Natal representa um investimento global de cerca de 108 000 euros.

Para além da iluminação, da pista de gelo natural e do carrossel, haverá também no Terreiro da Erva uma árvore de Natal interactiva. Todas as actividades de acesso gratuito, as três estruturas poderão ser usufruídas desde

o dia 06 até ao dia 25 de Dezembro, das 14h00 às 22h00 (nos dias úteis), das 11h00 às 17h00 (no dia 24 de dezembro) e das 15h00 às 20h00 (no Dia de Natal).

As festividades terminam com a realização do habitual Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Clássica do Centro, no dia 05 de Janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Município.

Mas a festa de arromba chega na noite de 31 de Dezembro, em que Coimbra se despede de 2019 com Os Azeitonas e Pedro Abrunhosa & Comité Caviar. Em quatro palcos distintos, distribuídos pela cidade, tocam ainda DJs, Os Red e a tradicional noite “Revival”.

Às 12 badaladas, tem lugar um espectáculo inesquecível, de 12 minutos, de fogo-de-artifício sobre o rio Mondego, sendo que tudo tem entrada livre.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com