Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra celebra Dia Mundial da Árvore com a plantação de 200 exemplares

19 de Março 2021 Jornal Campeão: Coimbra celebra Dia Mundial da Árvore com a plantação de 200 exemplares

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assinalar o Dia Mundial da Árvore com a plantação de 200 novos exemplares, distribuídos por vários locais do concelho. As plantações já se iniciaram no início da semana e culminam precisamente a 21 de Março, dia em que se assinala a efeméride, com a plantação de 100 árvores junto à nova pista municipal de BMX, localizada nos Campos do Bolão.

Este ano, devido à evolução da pandemia, as habituais acções de sensibilização vão dar lugar à realização de um ‘webinar’ temático, que será transmitido no dia 26 de Março, pelas 18h00, nas redes sociais do Município.

O programa inclui uma apresentação denominada “Planos Municipais de Arborização e gestão de árvores em contexto urbano”, apresentado por Andreia Almeida, técnica superior da divisão de Espaços Verdes e Jardins da CM de Coimbra, seguindo-se a apresentação de Joana Sobral, técnica superior da divisão de Estudos e Projectos da autarquia, que apresenta “A requalificação do Parque Manuel Braga e outras intervenções municipais”. Hélia Marchante, do Instituto de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, vai apresentar “A gestão de invasoras” e Francisco Coimbra, da Árvores & Pessoas, vai falar sobre “Podas”.

A sessão será aberta pelo presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e encerrada pelo vereador com os pelouros dos Espaços Verdes e Jardins, Carlos Cidade, sendo moderada por José Vilhena, chefe da divisão de Espaços Verdes e Jardins da autarquia.

Coimbra continua a prosseguir o objectivo de ser um concelho mais verde e amigo do ambiente. Ao programa municipal para as alterações climáticas, que está em curso e vai agora ser submetido a um período de consulta pública, a Câmara acrescenta a execução do Plano de Arborização para 2021 – no qual a autarquia prevê plantar, pelo menos, 1 750 árvores -, onde se inserem as plantações no âmbito do Dia da Árvore.

Estas plantações já se iniciaram no início desta semana, com a plantação de 30 árvores (lódão; ameixoeira-de-jardim; cedro; faia; choupo; carvalho vermelho americano; casuarina) na Urbanização Progresso, na Solum.

No Jardim da Sereia estão a ser plantadas 35 árvores, das espécies cedro do Buçaco, lódão, castanheiro da índia, ulmeiro, choupo. Na Relvinha, no Cidral, e em Trouxemil também estão a ser plantadas árvores junto aos equipamentos de piqueniques, num total de sete árvores (ameixoeira-de-jardim; liquidâmbar; olaia).

No dia 21 de Março, em que se assinala a efeméride, a Câmara vai plantar 100 árvores na envolvente da nova pista municipal de BMX, localizada nos campos do Bolão. Ao todo são 20 freixos, 20 choupos brancos, 20 amieiros, 20 salgueiros e 20 vidoeiros. Nesse dia vão ainda ser plantadas 15 árvores junto à EB1 Norton de Matos e quatro árvores no parque de lazer de Cioga do Campo.