Coimbra  22 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra celebra Dia Internacional da Juventude na Praia Fluvial do Rebolim

1 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Coimbra celebra Dia Internacional da Juventude na Praia Fluvial do Rebolim

Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, que acontece a 12 de Agosto, a Câmara Municipal de Coimbra preparou dois dias de actividades na Praia Fluvial do Rebolim. A celebração, organizada pela Divisão de Juventude, ocorrerá nos dias 11 e 12 de Agosto e tem como tema “competências verdes para a juventude: rumo a um mundo sustentável”, em consonância com a proposta das Nações Unidas.

O programa de comemoração, realizado em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, conta com a participação de várias associações juvenis, garantindo uma variedade de formações ambientais, actividades lúdicas, desportivas e momentos musicais.

O objectivo da iniciativa é proporcionar aos jovens da Praia do Rebolim experiências “não formais” na área do ambiente, abordando diversas temáticas. O evento conta com a colaboração do Departamento de Ambiente da Câmara e da Associação Distrital de Taekwondo de Coimbra, entre outros parceiros institucionais.

A programação terá início na sexta-feira, dia 11 de Agosto, com actividades desportivas, experimentação de Surf Paddle e sensibilização ambiental, seguidas de actividades lúdicas e desportivas durante a tarde. Destaca-se também uma actividade de Suporte Básico de Vida, exibições de dança contemporânea e taekwondo, e um momento de Stand Up Comedy pelo Grémio Boémio. O dia encerrará com um concerto do grupo Cravo & Alecrim.

No sábado, dia 12, a manhã será preenchida novamente com actividades desportivas, sensibilização ambiental e insufláveis. Além disso, haverá acções de Química de Bolso e uma “Cicloficina”, com o colectivo Coimbr’a Pedal. Durante a tarde, a programação inclui mais actividades desportivas e insufláveis, além de uma “Cicloficina” adicional e uma actuação da Tuna Académica “AS FANS”. Às 18h00, o Grémio Boémio volta a apresentar Stand Up Comedy, seguido de um concerto do DJ Merije Suprasensorial, que promete uma viagem musical pela genealogia da música brasileira. O evento será encerrado com um concerto do artista brasileiro Gabrre, multi-instrumentista, compositor e produtor.

As actividades abordarão temas relacionados com ambiente, desporto, saúde, cultura e literacia, alinhando-se com a orientação das Nações Unidas para o Dia Internacional da Juventude.