Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra celebra a diversidade: bandeira arco-íris hasteada na Câmara Municipal

17 de Maio 2024 Jornal Campeão: Coimbra celebra a diversidade: bandeira arco-íris hasteada na Câmara Municipal

Na manhã de hoje, dia 17 de Maio, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinalou o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia ao hastear a bandeira arco-íris. Esta acção simbólica foi realizada nos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, como um gesto de reconhecimento à diversidade humana e de apoio à igualdade.

A iniciativa, organizada pelo Gabinete para a Igualdade e Inclusão da autarquia, reforça o compromisso do actual Executivo com a promoção da diversidade e a defesa dos direitos LGBTQI+. Este gabinete é uma unidade orgânica que emergiu da reestruturação dos serviços municipais.

Esta não é a primeira vez que a Câmara de Coimbra hasteia a bandeira arco-íris. Em 2022, atendendo a um pedido da Plataforma Anti Transfobia e Homofobia – Coimbra, a bandeira foi içada pela primeira vez, sendo repetida a iniciativa em 2023. Este ano, a plataforma volta a sair às ruas para reivindicar direitos fundamentais, como acesso à saúde, trabalho, família, habitação digna e inclusão social, através da 15.ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra.

A marcha terá início às 17h00, com concentração junto ao Jardim do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, seguindo o seu trajecto às 17h30 pela zona da Portagem e terminando na Praça 8 de Maio. Após a marcha, está programada uma matinée às 19h00, no Atelier A Fábrica, seguida da tradicional Festa da Marcha às 22h00, no mesmo local.

É importante recordar que a data de 17 de Maio tem um significado especial, pois foi neste dia, em 1990, que a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde”, deixando de ser considerada uma doença mental.