Coimbra  20 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: CDU alerta para risco de oportunidade perdida

23 de Outubro 2018

A CDU alertou, ontem (22), em conferência de Imprensa, para o risco de as Grandes Opções do Plano (GOP) e o orçamento camarário de Coimbra em 2019 constituírem uma oportunidade perdida.

O Município de Coimbra tem margem para, nas propostas de GOP e orçamento, dar um salto qualitativo face a anos anteriores”, considera a Coligação Democrática Unitária, embora aluda a constrangimentos infligidos àqueles instrumentos.

Segundo a coligação PCP/”Os Verdes”, a proposta do executivo municipal conimbricense (PS) mantém no essencial as características das anteriores, “o que não permitirá resolver problemas e insuficiências sérias em áreas prioritárias”.

Nesse contexto, a CDU/Coimbra demarca-se de “gestão municipal pautada, nos últimos anos e no anterior mandato, por um centralismo presidencialista paralisador de serviços”, advertindo que isso afasta os munícipes da participação política.

Para a Coligação Democrática Unitária, “há que romper com o processo de redução e envelhecimento do pessoal das autarquias”.

O exemplo negro – de que toda a cidade se queixa – dos serviços de Higiene e Limpeza põe a claro que a opção de contratação (…) a [agentes] privados não resolve nem suprime a falta de capacidade de resposta municipal”, opina aquela força política.

Em matéria de refeições escolares, a CDU/Coimbra preconiza a realização de um levantamento dos produtores locais capazes de fornecer os bens indispensáveis à confecção da comida.

A implementação de um sistema de bicicletas (eléctricas) partilháveis e a “reabilitação da área de serviço do Parque Verde para autocaravanas”, a par da extensão da oferta dos SMTUC a todo o concelho, foram outras medidas preconizadas em conferência de Imprensa.

PCP e “Os Verdes” defendem que o Município de Coimbra deve investir no transporte público e reclamar comparticipação do Estado para não ser apenas a Câmara local a fazer face ao défice de exploração dos SMTUC.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com